Com uma medicação específica que atua localmente e, com tratamento correto, chega-se à cura da doença, em um período de 12 a 24 semanas, em 96% dos casos. Estamos falando da hepatite C, cuja testagem rápida está sendo feita nos servidores municipais de Santos nesta quinta (15) e sexta-feira (16). Os testes rápidos, cujos resultados saem em 15 minutos, fazem parte da 1ª Ação Julho Amarelo SAE (Serviço de Atendimento Especializado), promovida pela Secretaria de Saúde de Santos.
Os servidores municipais podem fazer os testes nesta sexta-feira (16) das 9h às 14h, no Paço Municipal (5º andar) e na Secretaria Municipal de Saúde (Tribuna Square, Rua Amador Bueno, 333, 4º andar, Centro). Em caso positivo, o interessado será encaminhado para a Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDI) para iniciar tratamento e monitoramento. Quem fizer o teste de hepatite C terá a opção de levar para casa o autoteste de detecção do HIV, vírus causador da Aids. Nesta quinta-feira (15), foram realizados 252 testes.
“A rede municipal atende a casos de hepatite com protocolos desde 2002, com atualizações constantes. A partir de 2015, houve um salto, com uma medicação específica para essa doença”, explica a coordenadora da CCDI, Christiane Porto. Ela lembra que a hepatite C não conta com uma vacina e é “silenciosa”, sem sintomas. “Há casos de pessoas que estão com hepatite há mais de dez anos e, quando são diagnosticadas, já é detectado um comprometimento hepático”.
Fonte: https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/servidores-municipais-de-santos-realizam-testes-rapidos-de-hepatite-c