Participação das Micro e Pequenas Empresas nas Compras Públicas: Uma Análise Empírica dos Pregões Eletrônicos da Fiocruz/BA

por Grupo Editores Blog.

 

Vários países, o Brasil está incluído entre eles, vêm buscando formas para aumentar a participação de Micro e Pequenas Empresas nos processos de licitações para compras governamentais. Para alcançar esses resultados, estão sendo feitas algumas alterações nas legislações que regem os parâmetros das licitações.

 

O objetivo desse trabalho é compreender os fatores que levam a participação das Micro e Pequenas Empresas nesses processos de licitação e também analisar o sucesso que algumas dessas empresas estão tento em vencer licitações, principalmente aquelas ligadas a modalidade de pregão eletrônico, ou seja, aquele tipo realizado através da internet, sem a necessidade de um representante físico.

 

Como fonte de pesquisa para esse trabalho, foram analisados 800 contratos, assinados após processos de licitações realizados pela a Fiocruz da Bahia. A pesquisa foi feita levando em consideração os contratos feitos entre os anos 2005 e 2011.

 

Os resultados obtidos com essa pesquisa mostram que, as mudanças feitas na legislação comprovadamente aumentaram a participação das Micro e Pequenas Empresas nos processos de licitação. Entretanto, mesmo com o acesso facilitado, a pesquisa não foi capaz de comprovar que essa facilidade tenha se convertido em um aumento do número de vitórias das micro e pequenas empresa nos processos licitatórios.

 

Acesse o material completo, clique aqui.

 

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário