A gigante contábil do Reino Unido, PwC, disse a seus 22.000 funcionários que eles podem escolher quando começar e terminar seu dia como parte dos planos para permitir “maior flexibilidade para o trabalho pós-pandemia”.
A empresa multinacional de serviços profissionais chamou sua nova regra de horário de trabalho flexível de “dia com poder”.
O dia de trabalho flexível foi uma das três partes principais de uma nova estrutura que chamou de “acordo”.
Outra mudança foi permitir que as pessoas continuassem trabalhando em casa por algum tempo além da pandemia, com uma expectativa de que a equipe trabalhasse com colegas no escritório ou no local do cliente por uma média de 40% a 60% do tempo .
A terceira mudança importante foi permitir que os funcionários trabalhassem meio-dia às sextas-feiras durante julho e agosto. No entanto, a PwC acrescentou que se presumia que a maioria de sua equipe terminaria de trabalhar na hora do almoço na sexta-feira, “tendo condensado sua semana de trabalho”.
O presidente da PwC, Kevin Ellis, disse que a empresa queria “ajudar a consagrar novos padrões de trabalho para que sobrevivam à pandemia”.
“Sem um planejamento consciente agora, há o risco de perdermos as melhores partes dessas novas formas de trabalhar quando a economia se abrir novamente”, disse ele.
A PwC disse que as mudanças serão implementadas conforme as restrições de bloqueio Covid-19 do Reino Unido diminuam e mais pessoas retornem ao escritório nos próximos meses. A empresa disse aos funcionários esta semana que os escritórios na Inglaterra e no País de Gales foram abertos para aqueles que sentiram necessidade de retornar.
A Inglaterra e o País de Gales começaram a diminuir as restrições de saúde pública na semana passada, permitindo que até seis pessoas de duas famílias se encontrem ao ar livre enquanto estão socialmente distantes.
Mais empresas estão adotando modelos de trabalho flexíveis após a pandemia. O serviço de streaming de música Spotify disse no mês passado que permitiria que seus funcionários trabalhassem de qualquer lugar no futuro.
Enquanto isso, a empresa de software baseada em nuvem Salesforce disse que “o 9-5 está morto”, já que anunciou no mês passado que deixaria a equipe escolher se deseja voltar ao escritório.
Em contraste, David Solomon, CEO da Goldman Sachs, recentemente chamou o trabalho de casa de uma “aberração”, acrescentando que acreditava que isso não representaria “o novo normal”.
Fonte: https://www.cnbc.com/2021/03/31/pwc-tells-uk-staff-they-can-start-and-finish-work-when-they-like.html