Você sabe o que faz um vereador e como escolher o melhor candidato?

por Grupo Editores Blog.

 

O primeiro turno das eleições 2020 está marcado para o dia 15 de novembro, e os preparativos dos candidatos e campanhas já estão movimentando o cotidiano de 5.570 municípios pelo Brasil.

 

Os eleitores brasileiros vão escolher em breve os prefeitos que irão governar as suas cidades pelos próximos quatro anos, bem como também os vereadores municipais para o mesmo período.

 

Especialmente no caso dos vereadores, ainda é comum a dúvida entre muitos eleitores sobre qual a real função deles. O que fazem os vereadores? Entre tantas opções, como escolher qual o melhor candidato?

 

O papel do vereador

 

Os vereadores compõem o Poder Legislativo, sendo responsáveis por discutir e votar matérias de interesse municipal, como impostos, educação, linhas de ônibus, saneamento, entre outros temas relacionados com a cidade.

 

Sendo assim, é atribuição do vereador atuar na elaboração de leis que sejam benéficas ao município. Também cabe a ele realizar a fiscalização do Poder Executivo da cidade, ou seja, acompanhar se as ações da Prefeitura estão sendo feitas de maneira correta e transparente.

 

São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis que vão ser aplicadas no município. Entre essas leis, se destaca a Lei Orçamentária Anual, matéria que estabelece a destinação dos recursos de impostos pagos pelo cidadão do município.

 

Como ele atua?

 

Na Câmara Municipal, os vereadores apresentam projetos de leis que devem passar por comissões temáticas para, posteriormente, serem votados em plenário. Mesmo no caso de aprovação dos projetos, eles precisam ser submetidos ao prefeito, que pode vetá-los ou confirmar a aprovação deles.

 

Se o projeto for aprovado pelo prefeito, ele é publicado no Diário Oficial do Município e se torna lei.

 

 

A escolha do melhor candidato

 

Uma boa escolha sobre o candidato a ser votado passa por uma pesquisa prévia, que analise o seu histórico, perfil, trajetória política, partido a qual está filiado, entre outros aspectos relacionados à sua biografia.

 

Também é fundamental identificar traços no candidato que se adequem à linha ideológica do eleitor. Isso é de extrema importância para identificar a existência de compatibilidade de pensamentos e crenças similares.

 

Outro ponto considerado importante é procurar um candidato que tenha relação próxima com a região do eleitor.

 

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário