Semana de 4 dias de trabalho apresenta vantagens e exige adaptações das empresas

por Grupo Editores Blog.

A implementação gradativa de um modelo de quatro dias de trabalho por semana, está se consolidando em 21 empresas brasileiras, como importante experimento. A busca por uma semana de trabalho mais curta e fins de semana mais longos, tem se tornado um assunto de debate nas últimas décadas. Experiência exitosa da ONG britânica 4 Day Week, que concedeu fins de semana de três dias para colaboradores de empresas no Reino Unido, tem obtido bons resultados, como aumentos na receita, melhorias na saúde mental dos colaboradores e mais tempo de qualidade com suas famílias.

É preciso ir além dessa medida

Embora essa proposta inicialmente possa parecer uma solução atraente para empresas brasileiras, revelando vantagens para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, é essencial aprofundar a discussão. Afinal, essa mudança é capaz de enfrentar os desafios mais profundos, relacionados com nossa cultura e os climas organizacionais.  

Redução para 4 dias da semana de trabalho é parte da solução

Salientando que a redução da semana de trabalho é apenas um aspecto de uma mudança mais ampla, que deve ocorrer nas organizações. Se não houver uma avaliação profunda das relações humanas e das práticas de gestão, a redução pode não alcançar seu potencial máximo. Portanto, reduzir a semana de trabalho sem abordar as dinâmicas de poder e as muitas imposições autoritárias, irá resultar em um ambiente de trabalho ainda mais estressante e menos saudável.

Criar ambientes que incentivem a colaboração

É fundamental para as organizações criar ambientes de trabalho, que fomentam a colaboração, a comunicação aberta e a participação dos funcionários na definição de metas, sem que a mudança do formato da jornada, para quatro dias, impacte em maior pressão no tempo trabalhado. É essencial reconhecer que se a cultura de uma empresa permanecer tóxica, os colaboradores podem simplesmente enfrentar uma pressão ainda maior para cumprir suas tarefas em menos tempo.

Tempo para recarregar energia e criatividade 

Peter Drucker alerta para falta de flexibilidade no horário de trabalho. “É como uma camisa de força, que sufoca a criatividade e a realização pessoal. Negando aos colaboradores a capacidade de harmonizar suas vidas profissionais e pessoais, restringindo seu tempo para cuidar da família, buscar interesses pessoais ou até mesmo relaxar”, disse. 

Semana de 4 dias testada o Brasil 

Destacamos que a Awin, rede de marketing de afiliados que tem sede em Berlim, adotou a prática em todos os países de atuação, o que inclui o Brasil. A jornada de quatro dias trabalhados por semana entrou em vigor oficialmente em 2021 e não proporcionou nenhum tipo de redução salarial. De acordo com Adam Ross, Chefe de Operações da Awin, “A semana de quatro dias oferece ao pessoal da Awin a oportunidade de passar mais tempo com a família, concentrar-se em outras paixões ou engajar-se em aprendizagem adicional, para que o tempo em que eles passem trabalhando seja o mais produtivo possível”, enfatizou. 

Conforme Marcello de Souza, Doutor em psicologia social, “Reduzir o número de horas pode ser apenas um paliativo se não abordarmos a qualidade e a eficiência das atividades realizadas durante esse tempo. Além de considerar a duração da semana de trabalho é fundamental repensar e otimizar as tarefas executadas no local de trabalho, eliminando atividades improdutivas e focando no que realmente importa. Somente assim poderemos criar um ambiente de trabalho mais motivador e produtivo”, salientou em seu artigo no LinkedIn. 

Semana de 4 dias e a legislação sobre jornada de trabalho

Conforme a Especialista em Direito do Trabalho, a advogada Juliana Silva, não há problema nas empresas optarem por uma jornada de trabalho 4×3, desde que algumas regulamentações sejam seguidas. “Estamos com jornadas semanais de 40 a 44 horas semanais, que é o limite máximo imposto pela CLT. Qualquer excedente é passível de pagamento de horas extras ou acúmulo de banco de horas”, alertou. 

 

Você também pode se interessar por:

1 comentário

Semana de 4 dias de trabalho apresenta vantagens e exige adaptações das empresas - Empreende360 7 de novembro de 2023 - 20:25

[…] post Semana de 4 dias de trabalho apresenta vantagens e exige adaptações das empresas first appeared on Blog do […]

Responder

Deixar um Comentário