Relator da ‘reforma’ administrativa admite que ideia é acabar com concurso público

por Grupo Editores Blog.

 

Em entrevista com o relator da admissibilidade da PEC da reforma administrativa, na CCJ da Câmara, deputado federal Darci de Matos (PSD-SC), disse que “a partir do ano que vem, os prefeitos, governadores e presidente da República só farão concursos para carreiras típicas de Estado”.

 

Revelou ainda um ambiente favorável para fazer as reformas. “O serviço público está em colapso (…) E nós temos as presidências das Casas, do Senado e da Câmara, que são votos liberais. São votos que querem a reforma, então nós temos que aproveitar este momento e fazer a reforma na crise”.

 

O deputado informa ainda que já existe emenda propondo a inclusão dos diplomatas, dos magistrados, promotores e os parlamentares.

 

Revelou também que os servidores  sem estabilidade seriam submetidos a algum tipo de seleção para que sejam contatados por mérito. Logo depois, voltou a criticar o instrumento concurso público, ao dizer que “a esquerda é contra a reforma porque acha que tem que concursar todo mundo”.  A fala do deputado não deixou dúvidas, portanto, que, na sua visão, o concurso como regra para ingresso nos serviços públicos — previsto no artigo 37 do atual texto constitucional — seria algo a ser extirpado da Constituição brasileira.

 

O parlamentar também estimou que a ‘reforma’ proporcionará uma economia de R$ 300 bilhões em dez anos. Não entrou em detalhes de onde sairia esse dinheiro, mas o que disse foi suficiente para se compreender que seria do bolso dos futuros trabalhadores e trabalhadoras do setor, que não teriam direito a progressão e estariam submetidos a jornadas de trabalho maiores.

 

Questionado sobre uma possível paralisação na tramitação em decorrência da pandemia, disse que isso pode até atrapalhar, mas não acredita que trave a ‘reforma’. “Faleceu um senador [referindo-se ao Major Olímpio], o clima está muito pesado, está todo mundo assustado, mas a reforma não pode parar”, disse.

 

A entrevista do relator ocorreu na terça-feira (23), véspera do dia nacional de mobilizações, paralisações e greves em defesa da vida, dos serviços públicos e contra a ‘reforma’ administrativa.

 

Com informações da TV Record de Santa Catarina e do Sintrajud-SP

 

Fonte: https://www.sindjus-al.org.br/2021/03/relator-da-reforma-administrativa-admite-que-ideia-e-acabar-com-concurso-publico/

 

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário