Quais documentos devo exigir na hora de fiscalizar o ISS dos Bancos?

por Grupo Editores Blog.

 

ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO
 
 
Plano de Contas: A análise do plano de contas tem por finalidade fazer com que o Auditor Fiscal de Tributos inteire-se do elenco de contas utilizadas pela empresa na contabilização dos fatos contábeis.
 
 
Balancetes Analíticos Mensais: Relatório contábil que registra o resumo de todas as operações da instituição, este documento é cumulativo, apresentando o saldo anterior o movimento mensal e o saldo atual das contas, sendo de apuração mensal e de acumulação semestral.
 
 
Razões Contábeis: Os referidos razões têm por finalidade registrar os fatos contábeis de mesma natureza, proporcionando a visualização dos ingressos e dispêndios efetuados pela empresa em determinado período.
 
 
 
DOCUMENTAÇÃO AUXILIAR E/OU COMPLEMENTAR A SER SOLICITADA
 
 
Se, da análise da documentação preliminarmente solicitada na intimação preliminar, não foi possível formar opinião sobre os valores tributados pelo contribuinte, ou mesmo recolhidos pelo mesmo, em razão de:
 
 
􀀹 Dúvidas quanto a real função da conta discriminada no plano de contas;
 
􀀹 Impossibilidade de identificar o tipo de serviço registrado em determinada(as) conta(as) constante do balancete mensal;
 
􀀹 Divergências entre os valores recolhidos e os constantes da guia de recolhimento apresentadas pelo contribuinte.
 
Deve ser confeccionada nova Intimação solicitando:
 
􀀹 Os Razões Contábeis das contas que geraram dúvidas;
 
􀀹 Informações quanto à divergência de pagamentos.
 
 
De posse dos razões contábeis, poderemos analisar de forma detalhada os valores e movimentos que deram origem aos movimentos e saldos constantes dos Balancetes Mensais.
 
 
Através desta análise, é possível identificar a natureza do serviço prestado registrado nesta rubrica ou, pode-se solicitar os documentos físicos que deram origem aos lançamentos, estornos e ajustes, sanando qualquer dúvida remanescente após os procedimentos anteriormente detalhados.
 
 

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário