Previdência sem providência?

por Grupo Editores Blog.

 

Segundo o dicionário, previdência significa prevenir ou buscar evitar previamente transtornos, enquanto providência trata de dispor previamente dos meios necessários para obter um fim, evitar um mal e remediar uma necessidade.

 

Mesmo com a reforma que o governo federal está propondo e que muita polêmica já desperta, parece que a previdência no Brasil precisará manter sua confiança na providência divina.

 

Tem sido ignorada no País a radical transformação estrutural das relações de trabalho, que começou mais cedo
no País do que em muitos outros e que afetará diretamente o futuro – tanto na capacidade do poder público em
oferecer proteção aos trabalhadores contra sinistros e velhice, quanto de custear esse sistema, inclusive dos trabalhadores passados que se tornaram assistidos ou aposentados.

 

No exterior, discute-se há muito tempo o futuro do trabalho, a ser alterado pela automação e pela economia compartilhada.

 

Leia o artigo completo, clique aqui.

 

Autores: José Roberto Afonso, Economista, pesquisador do FGV IBRE e professor do IDP.

Juliana Damasceno de Sousa, Economista e analista de pesquisa do FGV IBRE

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário