Poluição ambiental na China: como o país tem lidado com essa questão

por Grupo Editores Blog.

Além de um grande problema mundial, a poluição do ar tem sido um problema ainda maior para a China. O país é o maior emissor anual de gases de efeito estufa e mercúrio do mundo, fato que ameaça a população chinesa e a saúde global. 

Estima-se que em 2017, 1,24 milhão de pessoas morreram por exposição à poluição do ar no país. E desde o ano 2000, a quantidade de pessoas que morreram pela poluição do ar ultrapassa 30 milhões.

O problema rendeu a Pequim, capital do país, o título de segunda pior em um ranking ambiental de 40 cidades da Academia de Ciências Sociais de Xangai. 

Além disso, a cidade foi decretada como “inadequada para a vida humana”, de acordo com um relatório citado pela agência oficial do país China News Service.

Atualmente, a China é o terceiro, entre 178 países, com a pior qualidade do ar, de acordo com o ranking EPI, elaborado por uma equipe de especialistas das universidades americanas de Yale e de Columbia. 

Mas não é de hoje que a China enfrenta essa questão. Desde 2006 o país tem sido o maior emissor anual de gases de efeito estufa do mundo. As emissões de dióxido de carbono relacionadas à energia na China aumentaram mais de 80% entre os anos de 2005 e 2019.

Embora exista um compromisso do presidente  Xi Jinping em que a China atinja a neutralidade de carbono até 2060, não se sabe exatamente como ele pretende alcançar essa meta. 

Ar da China até pouco tempo atrás era praticamente impossível de respirar

Em 2013, a China estava alcançando uma média de 29,9 dias por mês com névoa de poeira, o maior índice em 52 anos.

O principal vilão do ar são as finas partículas chamadas PM2,5, que são inaláveis e são resultantes da combustão incompleta de combustíveis fósseis utilizados pelos veículos automotores e das usinas a carvão, muito comuns no país.

O problema é que, devido ao seu pequeno diâmetro, as partículas permanecem suspensas no ar, penetrando mais profundamente no aparelho respiratório, podendo causar sérios danos à saúde.

China vem investindo na redução da poluição

Em 2017, foram fechadas 27 minas de carvão na província de Shanxi, a maior produtora deste mineral no país. Já em 2018, a última usina de carvão em Pequim foi fechada, e os planos de construir outras 103 usinas foram cancelados pelo governo chinês.

Muito embora o carvão ainda seja a principal fonte de eletricidade da China, sua produção de 67,4% em 2013, passou para 56,8% em 2020, de acordo com dados oficiais do país.

Como forma de compensar a redução do uso do carvão, o governo aumentou a geração de energia a partir de fontes renováveis. Também reduziu a capacidade de produção de ferro e aço, tendo reduzido 115 milhões de toneladas entre 2016 e 2017.

Por último, o país também lançou luz sobre a questão dos veículos com motor de combustão. 

Um exemplo disso é que em Pequim, Xangai, Guangzhou e outras grandes cidades. O número de carros em circulação foi restringido através de cotas diárias, além de terem estipulado também um limite para o número de novas placas por ano. 

E no fim de 2017, o governo suspendeu a produção de 553 modelos de carros – nacionais e estrangeiros -, que poluíam demais.

É fato que a maioria das principais cidades do país conseguiu reduzir sua poluição para níveis mais baixos do que a média nacional de 40% entre os anos de 2013 e 2020.

Em Xangai, por exemplo, as partículas diminuíram 44%, em Guangzhou 50%, em Shenzhen 49% e em Pequim 56%.

Porém, apesar dos esforços dos últimos anos, a China ainda tem um longo caminho pela frente rumo a um ar mais limpo.

Atualmente a poluição em Pequim é de 37,9 µg/m3 em média. Em termos de comparação, isso representa, em média, 6 vezes maior que os 6,3 µg/m3 de Nova York.

Já em Londres, a média fica em torno de 9 µg/m3; em Madri, 6,9 µg/m3; E na Cidade do México, 20,7 µg/m3, de acordo com informações dos satélites mais recentes.

Por fim, um estudo da Universidade de Chicago estima que os habitantes da capital chinesa ganharam, em média, 4,4 anos a mais do que a expectativa de vida em 2013. E isso só foi possível graças às recentes reduções de partículas poluentes.

Resta saber agora se a China seguirá mantendo seu compromisso com os esforços para reduzir a poluição do ar que, além de prejudicar sua própria população, é um problema que afeta a todos.

Você também pode se interessar por:

8 comentários

O controle da poluição visual nas cidades brasileiras nos últimos 20 anos - Blog do AFTM 26 de janeiro de 2023 - 10:02

[…] para sediar primeira decolagem… Saiba como funciona o “banheiro do futuro” que… Poluição ambiental na China: como o país tem… Hospital Albert Einstein desenvolve plataforma de auditoria; nova… Concurso Público: Está […]

Responder
O controle da poluição visual nas cidades brasileiras nos últimos 20 anos - AAFIRP 27 de janeiro de 2023 - 01:34

[…] muitas vezes, com alto grau de luminosidade, se une a outros elementos como a poluição sonora, poluição ambiental e o próprio estresse, gerando assim um dos males da sociedade […]

Responder
graliontorile 9 de fevereiro de 2023 - 06:01

I always was concerned in this subject and still am, thankyou for putting up.

Responder
Tecnologia de compressão da Unicamp pode impulsionar TV digital no Brasil - AAFIRP 13 de março de 2023 - 22:32

[…] empresa Anywave Communication Technologies tem forte atuação em projetos de P&D nos EUA e na China, mas optou por licenciar a tecnologia de descompressão de dados da Unicamp para atender à demanda […]

Responder
contruir em boituva 8 de abril de 2023 - 09:49

fabuloso este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. :)

Responder
cq9 demo 12 de abril de 2023 - 23:29

You can certainly see your skills in the work you write. The sector hopes for even more passionate writers such as you who aren’t afraid to mention how they believe. At all times follow your heart.

Responder
gralion torile 19 de abril de 2023 - 06:58

Very interesting info!Perfect just what I was searching for!

Responder
Desentupidora SP 2 de junho de 2023 - 02:44

Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! :)

Responder

Deixar um Comentário