As cidades inteligentes na gestão de atividades esportivas

por Grupo Editores Blog.

A tecnologia e as mídias sociais têm tido um profundo impacto na indústria esportiva. O entendimento comum de uma cidade inteligente e o esporte está ligado diretamente à uma infraestrutura adequada à prática de diversas modalidades, além de também estar relacionada às pessoas que a assistem às partidas de seus times. 

É fato que grandes equipes geram uma identidade local e um estímulo econômico. 

Primeiramente, como a urbanização domina a maioria dos países ao redor do mundo, ser uma cidade inteligente é um processo que leva tempo. 

Uma das contribuições mais importantes para essa migração de uma cidade comum em inteligente e sustentável das áreas urbanas, é o esporte

Embora num primeiro momento essa associação possa parecer confusa, o papel do esporte nas cidades inteligentes é muito significativo e possui diversos benefícios.

Qual a relação dos esportes com as cidades inteligentes?

Os esportes são praticados em todo o mundo de várias maneiras e modalidades diferentes. 

Um bom exemplo é que os jogos profissionais precisam ocorrer em estádios bem conservados, pois recebe milhões de espectadores, no entanto os esportes amadores ainda estão limitados a arenas menores e locais. 

Investir na construção e manutenção desses locais para as práticas esportivas amadoras desempenha um papel vital no desenvolvimento geral da infraestrutura das cidades inteligentes. 

Pois, com esse investimento e incentivo da cultura esportiva, os moradores permanecem fisicamente ativos e mais engajados uns com os outros, melhorando a forma como se relacionam como comunidade.

Para que uma cidade seja realmente inteligente, ela deve promover ativamente uma cultura esportiva. 

Cidades inteligentes que investem em esportes

Vários países e cidades foram bem-sucedidas em investir nos esportes e  na urbanização de suas áreas. Neste ponto podemos destacar:

  • República Dominicana: Nesse país o beisebol é um esporte amado que também trouxe vários benefícios econômicos para as cidades dominicanas. Um exemplo disso é que, em San Pedro, os fundos do beisebol estão sendo usados para desenvolver outros espaços públicos, como praças e shoppings. 

Outra questão interessante é que o país tem mais de 30 times da liga principal, e investiu muito na construção de várias instalações atléticas enormes que permitem que até mesmo jogadores amadores possam alcançar algum nível de profissionalismo.

  • China; O investimento em basquete na China se tornou uma forma de aumentar o engajamento social e melhorar os valores culturais do país. 

Somente em Pequim, mais de 8.00.000 complexos de basquete foram construídos e hoje são usados ​​principalmente para jogos recreativos. 

Porém, o país está tentando proativamente recrutar jogadores internacionais de basquete como treinadores de modo a fortalecer suas equipes. 

  • Brasil: Em Curitiba, cidade do Paraná, a criação de uma plataforma tem facilitado o acesso aos espaços destinados às práticas esportivas e de lazer gratuitas na cidade. 

Através de um mapa da plataforma, é possível encontrar os endereços dos 36 centros esportivos, academias e quadras ao ar livre distribuídos pela cidade. 

Também é importante ressaltar que através do portal Curitiba em Movimento, é possível ainda fazer a matrícula para as aulas dos espaços mantidos pela prefeitura.

A ferramenta, lançada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e desenvolvida pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) é um bom exemplo de como a tecnologia pode ser aliada dos esportes, ao passo que o esporte auxilia na cidade como cidade inteligente, melhorando a saúde da população.

Conclusão

Esses foram exemplos de locais que perceberam o impacto positivo que os esportes têm no desenvolvimento geral da cidade, e como resultado, eles têm se desenvolvido de uma forma muito mais sustentável. 

Por fim, existe também uma tendência recente de desenvolver complexos esportivos ecologicamente corretos que mescla desenvolvimento, meio ambiente e esportes, na obtenção de um método notável no processo de se tornar uma cidade inteligente.

Você também pode se interessar por:

5 comentários

Jarvis Ahonen 24 de março de 2023 - 19:56

I’m curious to find out what blog system you are working with? I’m experiencing some minor security problems with my latest website and I would like to find something more risk-free. Do you have any recommendations?

Responder
Grupo Editores Blog. 27 de março de 2023 - 11:56

I use wordpress.
If you want send me an email and I’ll pass my technical support.
email volpi.gomes@gmail.com

Responder
surrogacy in Ukraine 5 de setembro de 2023 - 17:01

It’s a shame you don’t have a donate button! I’d certainly donate to this outstanding blog! I suppose for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to brand new updates and will share this site with my Facebook group. Talk soon!

Responder
surrogacy in Ukraine 5 de setembro de 2023 - 17:25

It’s really a great and useful piece of info. I am glad that you shared this useful info with us. Please keep us up to date like this. Thank you for sharing.

Responder
mud fever in equines 8 de setembro de 2023 - 23:00

I’d have to examine with you here. Which is not one thing I usually do! I take pleasure in reading a post that may make folks think. Additionally, thanks for permitting me to comment!

Responder

Deixar um Comentário