A pavimentação asfáltica é fundamental para garantir segurança e qualidade das vias públicas e privadas. Ela é responsável por propiciar uma superfície lisa e resistente para os veículos. Também contribui para a redução de emissões dos poluentes e de ruídos. A pavimentação e a troca de camada de asfalto de vias é uma atividade essencial, para mobilidade e conectividade nas cidades, além de proporcionar segurança e conforto aos usuários das estradas.
Tratamento asfáltico com conservação ambiental
É um desafio constante dos administradores públicos em todos os países, manter tratamento de asfalto nas rodovias. Enquanto para as indústrias, o objetivo é buscar por soluções, para otimizar os processos em suas usinas de asfalto.
Nos EUA, troca de camada de asfalto é feita com equipamentos sofisticados
Nos Estados Unidos, com modernos equipamentos, é possível remover a camada de asfalto deteriorada de forma eficiente, uniforme e com agilidade. De forma organizada, o terreno é preparado para a aplicação de uma nova camada de alta qualidade. A automação e a precisão desses equipamentos também minimizam o desperdício de materiais, resultando em projetos mais sustentáveis.
Excelência e qualidade nos serviços americanos
Tudo com excelência e qualidade, mas com muita mão de obra qualificada. São exemplos extraordinários, que encontramos nos Estados Unidos. Entretanto, no Brasil continuamos em executando remendos e restauros de baixa duração, que devem ser refeitos constantemente.
Vantagens dos investimentos tecnológicos na substituição asfáltica
Além dos benefícios práticos, o uso desses equipamentos modernos na troca de camada de asfalto nos EUA, serve como exemplo de eficiência, pois garante além da qualidade, segurança dos trabalhadores e usuários das vias. Os avanços tecnológicos permitem um controle mais preciso das operações, reduzindo os riscos de acidentes e aumentando a segurança no local de trabalho.
Cresce a produção de asfalto com sustentabilidade no Brasil
Contudo, sob o viés da sustentabilidade, fabricantes brasileiros de asfalto já utilizam a tecnologia para reduzir as emissões. Desse modo, melhorando a segurança e a produtividade das usinas e criando condições para se alinharem à agenda ESG (Sustentabilidade ambiental, social e de governança). Além disso, a aplicação da tecnologia já torna plenamente possível obter uma melhor troca térmica, propiciando economia de aproximadamente 18% ou cerca de 1 litro por tonelada de mistura asfáltica produzida.
Fresagem inteligente: econômica e ecologicamente valiosa
Destacando que a remoção do asfalto em camadas, por meio de fresadoras a frio, pode ser introduzida no ciclo do material para reutilização. Também pode ser separado conforme o tipo de massa a ser misturada, adequação estrutural e propriedades qualitativas. A recuperação seletiva das camadas de revestimento e de base oferece vantagens ambientais e econômicas significativas.