O que é Portal da Transparência

por Grupo Editores Blog.

Você sabia que é possível conferir os gastos do governo? Lançado em 2004 pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, o Portal da Transparência é uma plataforma digital que garante ao cidadão o direito de acesso aos dados orçamentários e da receita brasileira em diferentes níveis administrativos, do municipal ao federal.

O Portal da Transparência é riquíssimo em conteúdo, exibindo informações que das despesas públicas com o orçamento geral, arrecadação, verbas parlamentares, benefícios cidadãos, folhas de pagamento e até mesmo contratos e licitações divididos por cada entidade e órgão da federação. São tantos dados que o Portal conta com um tipo de manual próprio, auxiliando o usuário a encontrar o que deseja em meio a tantas informações.

Todos esses dados estão presentes em uma plataforma unificada, pois todos os órgãos do Governo prestam contas à Controladoria Geral da União, para quem enviam os dados referentes aos gastos e arrendamentos de cada entidade e, em seguida, a CGU publica todos esses informes no Portal da Transparência.

Com acesso gratuito, sem necessidade de cadastro ou senhas, e manual de apoio, qualquer cidadão interessado tem o direito de monitorar o andamento das contas públicas com facilidade e sem sair de casa.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário