Leis de incentivo: plataforma conecta projetos e patrocinadores

por Grupo Editores Blog.

De acordo com uma pesquisa da empresa de tecnologia social Simbiose Social, baseada em dados oficiais, as leis de incentivo fiscal que encorajam as empresas a investirem em projetos sociais, culturais e esportivos, deixam de fora 30% das organizações sociais registradas. Ainda assim, movimentam cerca de R$ 3 bilhões por ano.

A falta de informação e transparência entre patrocinadores e gestores de projetos sociais é a razão apontada para este problema pelo cofundador da empresa, Mathieu Anduze, que trabalha com planejamento de investimento social privado. 

Plataforma viabiliza projetos aptos para as leis de incentivo

Desde sua fundação em 2017, a Simbiose Social mantém um banco de dados com mais de 30 mil iniciativas sociais aprovadas em leis de incentivo desde 1992 e, até o momento, cerca de 460 projetos foram beneficiados pela plataforma. Totaliza R$ 350 milhões em investimentos de incentivos fiscais oferecidos pela União e pelos governos estaduais e municipais. 

A empresa está desenvolvendo novos serviços para aumentar ainda mais seu alcance e dar mais segurança aos patrocinadores. Além disso, há um foco na tecnologia que forneça governança e um grupo de assessores de investimento social para apoiar as empresas a partir de 2023. 

Os cofundadores da empresa, Mathieu, Raphael Mayer e Tadeu Silva, começaram suas carreiras como estagiários de marketing em grandes empresas. Eles viram propostas sociais relevantes serem engavetadas por falta de transparência e dados, o que poderia ter sido corrigido com a utilização de tecnologia.

O papel das leis de incentivo na cultura

Elas são um meio importante de fomentar a produção artística e cultural do país. Ou seja, promovem a democratização do acesso a eventos culturais de qualidade.

Além disso, as leis de incentivo fiscal também têm um impacto positivo na economia, gerando empregos diretos e indiretos e movimentando diversos setores, como o turismo e a indústria criativa. Dessa forma, permitem que empresas invistam em projetos culturais, aproveitando os incentivos fiscais oferecidos pelo governo.

Contudo, é importante destacar que a eficácia das leis de incentivo depende de uma gestão transparente e responsável dos recursos. Dessa forma, garante que os projetos beneficiados atinjam seus objetivos e beneficiem a sociedade na totalidade. Por isso, é fundamental uma fiscalização rigorosa e um acompanhamento adequado dos projetos apoiados pelas leis de incentivo fiscal.

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