Escex – TCE Maranhão – promove curso sobre Sistemas de Controle.

por Grupo Editores Blog.

 

A Escola Superior de Controle Externo (Escex) e a Equipe Gestão Pública promovem de hoje, 12, até a próxima quarta-feira, 14, o curso “Sistemas de Controle nas Quatro Macrofunções – Auditoria, controladoria, corregedoria e ouvidoria”. Os  instrutores Átila Feitosa Castelo Branco, diretor executivo da Escola Nacional dos Advogados de Contas (EAC), e  Barbara Kysttal Motta Almeida Reis, Conselheira Técnica de Combate à Corrupção, Transparência e Controle Interno da APSP ( Associação dos Prefeitos de São Paulo).

 

A capacitação destina-se a servidores públicos concursados e comissionados das Administrações Municipal, Estadual e Federal, profissionais de consultoria estratégica, controle interno e compliance, além de representantes de organizações da sociedade civil e integrantes de Conselhos de Direitos.

 

Entre os principais objetivos que devem ser alcançados pelo curso estão propiciar a criação de uma rede de intercâmbio de boas práticas, apresentar conceitos e princípios sobre Controle Interno e das quatro macrofunções, analisar o funcionamento de processos das quatro macrofunções e explicar os instrumentos de Controle Interno e suas aplicabilidades frente aos desafios do setor público.

 

O curso “Sistemas de Controle nas Quatro Macrofunções – Auditoria, controladoria, corregedoria e ouvidoria” é o primeiro oferecido pela Escex em regime de parceria. A Escex e a organização parceira ofertam o curso para a comunidade e algumas vagas são destinadas a servidores do TCE como parte das ações voltadas à capacitação permanente dos integrantes da Corte de Contas.

 

A medida permitirá ao TCE economia significativa de recursos e otimização do uso das instalações e equipamentos pedagógicos da Escex. Dez servidores de várias unidades do TCE participam do curso.

 

Para o auditor de controle externo Clécio Jads Pereira de Santana, da Unidade Técnica de Controle Externo III, o curso é uma oportunidade de debater em profundidade preceitos que estão em sintonia com as vertentes mais modernas do trabalho realizado pelas instituições de controle, o que vai colaborar de modo decisivo em diversas rotinas executadas por ele no TCE. “Quem atua no controle externo precisar ter visão abrangente e detalhada das ações realizadas nesse campo. O controle se torna efetivo quando determinadas especificidades são consideradas para efeito das medidas que sob a responsabilidade dos órgãos de controle. O curso que estamos fazendo traz subsídios importantes para todos nós que atuamos como auditores no TCE”, afirmou Clécio Jads.

 

Péricles Carvalho Diniz, que trabalha na Unidade Técnica de Controle Externo I e também está participando do curso “Sistemas de Controle nas Quatro Macrofunções – Auditoria, controladoria, corregedoria e ouvidoria”, ressaltou a contribuição da Escex no desenvolvimento de ações de capacitação voltadas aos servidores do TCE e disse que o relexo dessa estratégia será um tribunal cada vez mais atuante e capaz de apresentar resultados concretos em controle externo à sociedade maranhense. “Os cursos promovidos pela Escex trazem novos conhecimentos aos servidores do TCE e contribuem para que a Missão da instituição seja alcançada por meio do desempenho eficaz e qualificado dos servidores”, destacou Péricles Diniz.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação TCE-Maranhão.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário