CNM e AMM oferecem capacitação sobre Matriz de Saldos Contábeis para os municípios.

por Grupo Editores Blog.

 

Contadores e Gestores de Finanças das prefeituras de Mato Grosso terão nos dias 29 e 30 de agosto uma capacitação do programa CNM Qualifica, uma iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM.  O tema “Matriz de Saldos Contábeis” será ministrado em Cuiabá por um consultor da CNM, no auditório da Associação. O objetivo da capacitação é oferecer ferramentas aos contadores e gestores de finanças para que auxiliem a gestão, além de atuar de forma preventiva nas questões relacionadas às finanças municipais, a fim de  evitar falhas em processos de contabilidade das  prefeituras. Os instrutores do Qualifica sempre  alertam que a meta da capacitação é diminuir os problemas na gestão. Para isto aplicam métodos mais eficazes, esclarecendo as normas e procedimentos para as equipes das prefeituras.

 

O presidente da Associação Mato-grossense  dos Municípios, Neurilan Fraga, enalteceu a parceira entre a CNM e a AMM na realização do programa de qualificação. Ele frisou que os cursos em diferentes áreas da administração municipal têm contribuído com o sucesso das gestões dos prefeitos. “Possibilitar a capacitação dos servidores públicos municipais para que a população conte com uma gestão eficiente é uma das principais bandeiras da AMM”, assinalou.

 

Neurilan explicou que o  programa CNM Qualifica é desenvolvido pela Confederação dos Municípios em parceria com as entidades  estaduais. Ele foi apresentado aos gestores durante a XXII Marcha em Defesa dos Municípios, realizada em abril deste ano, em Brasília. Os prefeitos foram informados que os temas escolhidos para as capacitações também fazem parte de matérias que tramitam no Congresso Nacional. As inscrições para os cursos são gratuitas e podem ser realizadas no hotsite do programa na CNM. 

 

Conforme a programação, o curso “Matriz de Saldos Contábeis” será realizado em dois períodos, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Dia 29 de agosto, às 8h30 será a abertura. Às 9h- Considerações Normativas  Portaria STN 896/2017; Portaria STN 055/2018 e  Portaria STN 549/2018. As 11h, o tema Aspectos de Contabilização – Receitas – Despesas – Poder/Órgão – Indicador de Superávit – Fontes de Recurso. Às   13h30 – Regras Gerais e estrutura  de Matriz de Saldos Contábeis – Geração de Relatórios e Montagem do De-Para. Às  15h30 – Demonstrativos Fiscais – Relatório Resumido da Execução Orçamentária – Balanço Orçamentário – Demonstrativo da Execução das Despesas por Função/Subfunção e Demonstrativo da Receita Corrente Líquida.

 

No dia 30 de agosto – às  08h30 – Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciárias – Demonstrativo dos Resultados Primário e Nominal – Demonstrativo dos Restos a Pagar por Poder e Órgão – Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capital – Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação dos Recursos – Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas. Às  11h- Relatório de Gestão Fiscal – Demonstrativo da Despesa com Pessoal – Demonstrativo da Dívida Consolidada líquida – Demonstrativo das Operações de Crédito e Demonstrativo da Disponibilidade de Caixa e dos Restos a Pagar.

 

Fonte: odocumento.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário