A qualidade da gestão em um órgão municipal depende de iniciativas para aprimorar o fluxo de atividades e agilizar os processos.
Por meio de processos digitais, é possível realizar um mapeamento completo e identificar de que maneira os processos estão funcionando, quem é responsável por cada função, qual é o custo, etc.
Uma das principais reclamações sobre o setor público é o excesso de burocracia. Com a transformação digital, é possível simplificar as atividades da prefeitura, agilizar o trabalho dos servidores e melhorar o atendimento ao cidadão, que pode realizar solicitações online, através do autoatendimento. Sem sair de casa, o cidadão pode emitir guias de pagamento, abrir uma empresa, solicitar alvarás, entre outros serviços.
O número de inadimplentes de alguns municípios pode ser solucionado a partir de um sistema de gestão em nuvem. É possível ter o controle sobre os débitos referentes ao IPTU, ISS, ITBI, em uma única tela.
Promover o diálogo pode melhorar o trabalho, eliminar entraves e evitar erros e atrasos. Com um sistema integrado, as pastas de Contabilidade, Procuradoria, Suprimentos, RH e Licitações, por exemplo, permanecem interligadas. Ao contar com um sistema de gestão em nuvem, as prefeituras ganham mais controle, reduzem custo com manutenção e compra de materiais. Somente prefeituras digitais atendem as demandas dos cidadãos cada vez mais conectados.
Fonte: Grupo Editores do Blog.