Nas eleições de 2020, cento e seis municípios espalhados pelo Brasil têm apenas um candidato na disputa do cargo de prefeito. Em algumas pequenas cidades, também, o único candidato ao mandato está tentando uma reeleição, como ocorre em Nova União, Minas Gerais.
Os municípios com apenas um candidato a prefeito estão localizados em 17 estados do país e o Rio Grande do Sul é o estado com mais casos nessa situação. São 33 cidadezinhas com apenas um candidato ao cargo, entre elas Tuparendi, que fica no noroeste gaúcho.
Em Rondônia, na Região Norte, o município com apenas um interessado à cadeira de prefeito se chama Pimenta Bueno, cujo caso também é de reeleição.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral não há certezas sobre os motivos que têm levado à falta de candidatos em algumas cidades do país. Por essa razão, não é possível concluir se a situação está ocorrendo pelo baixo interesse dos políticos em disputar o cargo com os prefeitos atuais, ou se por haverem candidaturas que foram impugnadas, o que pode ocorrer até por falta de documentos.
Na eleição municipal anterior, em 2016, os casos de municípios com candidatos únicos à prefeitura foram 97, nove a menos que neste ano.
Fonte: Grupo Editores do Blog.