Reforma tributária pode atingir profissionais e empresas da área médica

por Grupo Editores Blog.

 

Com a reforma tributária em evidência, muitas perguntas são levantadas. Entre elas estão: quais os setores serão os mais afetados? Neste contexto, a área médica pode ser uma das mais relevantes na discussão.

 

De acordo com Natália Reis, advogada, “a maioria dos profissionais e CNPJs da área médica estão em regime de lucro presumido, de modo a serem inicialmente afetados”. Ela conclui, “Atualmente a alíquota de PIS e COFINS somam 3,65%, sendo substituída pela CBS a 12%, o montante pode chegar a 20%”.

 

Em consonância com Reis, Bárbara Campelo, consultora tributária, pontua que o momento não é o ideal para se discutir uma reforma tributária dessa abrangência. As entidades ligadas à área médica já se mobilizam para reduzir os efeitos dessa nova tributação.

 

No entanto, ambas ressaltam que o momento é de calma. Ainda há muito caminho para essa reforma passar, podendo ser modificada em outro contexto. Por outro lado, é essencial ter cautela para compreender como as empresas responderão às mudanças propostas e como os pagadores de impostos reagirão aos reajustes.

 

Campelo finaliza ressaltando a importância de uma reformulação no sistema tributário brasileiro, mas questiona o cenário em que ela está sendo discutida.Para ela, são mudanças profundas que cedo ou tarde precisam acontecer.

 

Fonte: Grupo Editores Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário