Modelo inédito de gestão de Jundiaí é apresentado em livro de Escolas de Governo

por Grupo Editores Blog.

 

O modelo inovador de gestão pública adotado em Jundiaí, a partir de 2017, é detalhado no livro “Escolas de Governo – Formação e Capacitação de Agentes Públicos, lançado nesta terça-feira (22) no III Seminário de Capacitação de Servidores Públicos, realizado virtualmente em parceria pela Oficina Municipal, Fundação Konrad Adenauer e Escola de Governo do Estado de São Paulo.



A publicação reúne artigos que tratam da importância das Escolas de Governo e apresenta boas práticas de gestão nos níveis municipal, estadual e nacional. O gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, foi um dos gestores públicos convidados a colaborar, e no capítulo 6 discorre sobre a transformação do modelo de gestão pública em Jundiaí, que promoveu a reforma administrativa desenhada nos valores da austeridade, inovação, transparência, eficiência, eficácia, entre outros.

 

Além de um histórico, Parimoschi apresenta ferramentas adotadas como o Observatório Jundiaí, que disponibiliza dados para a população poder acompanhar as metas e os indicadores de desempenho do município. Outro ponto relatado são os resultados alcançados pela cidade já nos primeiros 44 meses após a reforma: Jundiaí, por exemplo, é a quarta melhor cidade do Estado e a 11ª do País no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O município também passou a integrar o ranking Conected Smart Cities e Mobilitly, em 2019, promovido pelo Urban Systems, como uma das dez cidades mais inteligentes e conectadas do País.



“Seguimos as principais tendências mundiais de reformas orientadas para potencialização de resultados, comprovados por evidências registradas por países e regiões com altos níveis de bem-estar e desenvolvimento. Desde o início, o nosso objetivo foi pensar uma cidade que dialoga com as pessoas. Foi um desafio que contou com esforços coletivos e, hoje, a nossa proposta inovadora está consolidada. É gratificante poder apresentar nesta importante publicação o nosso ‘case’, o nosso projeto de transformação que faz Jundiaí liderar vários rankings”, ressalta o gestor.



Para um dos organizadores do livro, Fernando de Souza Coelho, a obra contribui para mostrar boas práticas relacionadas com treinamento e desenvolvimento, principalmente nas cidades. “No caso de Jundiaí, destacada no capítulo 6, é possível verificar que a reestruturação da prefeitura permitiu estreitar a relação entre as áreas, gerando aprendizagem entre gestores e setores. ”

O livro está disponível em formato de e-book, com acesso aberto no link: http://www5.each.usp.br/wp-content/uploads/2021/04/Livro-Escolas-de-Governo.pdf

 

Fonte: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/06/24/modelo-inedito-de-gestao-de-jundiai-e-apresentado-em-livro-de-escolas-de-governo/

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário