Governo dos EUA anuncia doação de 520 mil reais para assistência imediata a Petrópolis

por Grupo Editores Blog.

 

(Reuters) – O governo dos Estados Unidos anunciou neste sábado a doação de 520 mil reais para assistência imediata a famílias atingidas por um temporal na terça-feira que já deixou mais de mortos.

 

A doação, que ocorre por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID ), é destinada à distribuição de kits de higiene pessoal, limpeza e segurança alimentar às famílias desabrigadas. Os recursos serão administrados pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).

 

O temporal que atingiu Petrópolis na tarde de terça provocou alagamentos, deslizamento de terras e deixou um rastro de devastação, com casas destruídas e ruas cobertas de lama depois das águas baixarem. Trabalhos de buscas por pessoas desaparecidas que teriam sido soterradas pela lama permanecem incessantemente.

 

No momento, 139 óbitos foram contabilizados pela equipe Técnica e Científica da Polícia Civil, no Instituto Médico Legal (IML). A Defesa Civil soma 781 ocorrências, das quais 598 são de deslizamentos. A Assistência Social atende 930 pessoas nos 17 pontos de apoio.

 

Ações emergenciais foram tomadas pelo governo federal para ajudar a cidade e os moradores afetados pelo temporal. Inicialmente foram liberados 2 milhões de reais, e o governo prepara uma medida provisória para a próxima semana no valor de 500 milhões para Petrópolis e outras cidades do país atingidas por chuvas desde o fim do ano passado.

 

Na sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro sobrevoou a área atingida nesta semana e afirmou que o cenário é de guerra e devastação.

 

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário