Curitiba lidera discussões de fóruns nacionais de gestão municipal

por Grupo Editores Blog.

 

Políticas de governança de Curitiba são reconhecidas nacionalmente e levaram secretários e presidentes de órgãos da gestão do prefeito Rafael Greca a serem escolhidos para comandar fóruns brasileiros de gestão pública municipal.

 

Iniciativas da capital credenciaram membros da equipe Greca a ocuparem presidências de entidades nacionais em áreas como finanças, cultura, administração, direito e inovação. 

 

 

“Eu me sinto muito orgulhoso e honrado de ter nomes do nosso governo liderando estes fóruns brasileiros e também compartilhando iniciativas pioneiras da capital a favor do cidadão com outros municípios do país”, afirma o prefeito Rafael Greca.

 

Inovação

Desde 2019, Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, comanda o Fórum InovaCidades, entidade nacional que reúne secretários e dirigentes municipais que trabalham com inovação governamental com foco em troca de conhecimentos para mais eficiência na gestão pública. O grupo é uma parceria entre a Frente Nacional de Prefeitos e o Instituto Arapyaú.  

 

“Buscamos soluções para lidar com os desafios enfrentados pelos municípios para produzir e incorporar inovação no setor público, bem como defender uma agenda comum em prol da inovação na administração municipal”, diz Cris.

 

Entre as iniciativas já desenvolvidas pelo InovaCidades, durante a presidência da representante curitibana, está o apoio ao Programa Nacional de Estratégias para Cidades Inteligentes Sustentáveis.

 

Finanças

O secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento de Curitiba, Vitor Puppi, é presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), que conta com 27 capitais associadas. “Na Abrasf temos a oportunidade de conduzir pautas importantes para as capitais do ponto de vista tributário e financeiro, como a reforma previdência e a reforma tributária, fazendo da associação protagonista no cenário nacional nas deliberações que afetam a gestão desses municípios”, diz ele.

 

Puppi assumiu o comando da Abrasf há dois anos e tem compartilhado com os demias secretários de finanças das capitais iniciativas de sucesso de Curitiba para aperfeiçoar a gestão financeira e tributária do município. Ele foi responsável pela criação do Plano de Recuperação de Curitiba, considerado referência nacional em ajuste fiscal e que ajudou o município a equilibrar suas contas.

 

Cultura

Em 2021, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, foi eleita para o comando do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados. “A entidade tem como objetivo apoiar a cultura brasileira e permitir que a população usufrua dos benefícios da nossa arte e da nossa cultura”, conta.

 

Ana Cristina explica que o fórum é composto por diferentes matizes políticas, o que é salutar em nosso processo democrático. “Todas as ideias devem ser respeitadas, criando um ambiente de união e harmonia, porque temos um objetivo comum. Meu papel enquanto presidente é ser mediadora das relações e das grandes pautas da cultura brasileira”, observa a presidente da Fundação Cultura de Curitiba e da entidade nacional.

 

Direito 

 

No ano passado, a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi, foi eleita presidente do Fórum Nacional dos Procuradores das Capitais, para um mandato de dois anos. “A entidade tem como objetivo agregar e permitir o intercâmbio de experiências na área jurídica entre as capitais”, salienta.

 

Vanessa lembra ainda que, com a pandemia, o papel do fórum tem sido ainda mais relevante. “Independente da política publica, as capitais compartilham semelhantes relações com órgãos de controle. Por isso, estamos trocando mais experiências e respondendo aos crescentes desafios dos municípios”, justifica.

 

Administração

 

O secretário de Administração e de Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel de Oliveira, é presidente do Fórum dos Secretários Municipais de Administração das Capitais (Fonac). A entidade promove a troca de experiências e melhores práticas na área de administração pública e discute temas de interesse municipal no contexto nacional.

 

“Nosso papel é muito importante pois estamos sempre em busca da excelência na gestão pública. Juntos, aprimoramos a gestão municipal no Brasil. Além disso, Curitiba tem muito a contribuir com as outras capitais, pois direcionamos nossos esforços para o aperfeiçoamento permanente da nossa estrutura, dos nossos programas, para que tenhamos serviços públicos cada vez melhores”, frisa Jarschel de Oliveira, que assumiu a presidência do Fonac em 2020.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba.

 

 

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário