CONHEÇA A FAZENDA FLUTUANTE DE ENERGIA SOLAR.

por Grupo Editores Blog.

A fim de obter e converter energia do sol, devemos considerar a colheita, armazenamento e distribuição de energia solar como os principais componentes de uma infraestrutura de energia solar bem-sucedida. O desenvolvimento desses componentes determina, em sua maior extensão, o sucesso da implementação da energia solar.

 

Grandes centrais fotovoltaicas foram recentemente construídas e estão agora totalmente operacionais. Países como os Estados Unidos, a China e a Índia estão entre os países mais progressistas que implementam soluções de energia renovável. Nesses países, grandes usinas de energia de até 1 GW estão fornecendo 100% de energia verde para a rede elétrica.

 

As instalações de energia solar não estão mais destinadas a pousar. Engenheiros descobriram que há grandes benefícios em sair da terra e se aventurar na água. Muitos novos insights são gerados sobre a otimização e os avanços da coleta de energia solar. A água esfria o ar ao redor e permite menos poeira no painel solar. Ainda mais, se instalado acima de um reservatório, os painéis solares reduzem a evaporação e o crescimento de algas. Um sistema solar na água opera 10% mais eficientemente do que em terra e as extensões de água são subutilizadas e, portanto, baratas.

 

Um dos mais atraentes sistemas solares é uma estação de energia solar flutuante situada na província de Huainan (China), que atualmente produz 40 megawatts de energia. O que costumava ser uma mina de carvão agora é convertido em uma fazenda flutuante de energia solar fotovoltaica.

 

A China é famosa por sua má qualidade do ar e pela enorme quantidade de poluentes. Fábricas de aço e minas de carvão estão produzindo quantidades surpreendentes de dióxido de carbono e criando ar poluído que é prejudicial para os seres humanos e a natureza. Portanto, seu foco está mudando para a implementação de soluções 100% de energia renovável para as gerações futuras.

 

Armazenando energia solar
Como o sol não brilha à noite, a energia colhida de um sistema solar deve ser armazenada para ser usada em um horário diferente. Sem soluções de armazenamento, a energia fotovoltaica não fornece todas as características necessárias para a operação estável da rede. Portanto inventores estão chegando com soluções de armazenamento diferentes.

 

Sal derretido
Armazenar energia solar colhida no sal fundido é um método não tóxico para o armazenamento de energia solar. O sal é armazenado a uma temperatura de 56⁰C, quando a eletricidade é necessária, o sal é despachado do tanque e levado através de tubos que passam por tanques de água, o que transforma a água em vapor. O vapor alimenta um gerador e fornece 100% de energia verde para a rede elétrica.

 

Soluções residenciais de armazenamento de energia
Entre muitos fabricantes de carros como Mercedes, BMW e Nissan, a Tesla vem desenvolvendo duas soluções de armazenamento. Um é o Powerwall e o outro é o Powerpack. O Powerwall é construído para armazenar a energia colhida em sua casa para uso durante os horários de pico e à noite, quando o sol não está brilhando. Os Powerpack são um pouco diferentes, uma vez que são construídos de tal forma que o upscaling para instalações de gigawatts é possível.

 

Distribuição de energia solar
Armazenar energia solar a partir de sistemas solares flutuantes e converter a energia para a rede elétrica é o primeiro passo da distribuição de energia solar. Como a energia solar por si só não pode contribuir para toda a necessidade de energia, ela será implementada como uma forma renovável de energia dentro do nosso suprimento de energia existente. Com o passar do tempo, a energia renovável atenderá a uma parcela maior de nossas necessidades de energia. Portanto, o armazenamento de tecnologias que permitem a fácil conversão em energia elétrica utilizável levará a uma integração mais rápida de energia renovável à nossa rede elétrica.

 

Fonte: Smart City Laguna.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário