Quem pensa que as crianças não são afetadas pelas fakes news está enganado. Hoje em dia, com a força da tecnologia e das redes sociais, as crianças têm acesso a todos tipos de informação. Pensando nisso, Marcelo Duarte, jornalista, autor e fundador da Panda Books, decidiu que era o momento certo de conscientizar o público jovem de um jeito divertido; assim nasceu o livro “Esquadrão Curioso – Caçadores de Fake News”.
“Antes, pensava que fake news importavam só aos adultos, porque muitas são de economia, política e crime”, conta Marcelo em entrevista ao site Metrópoles. “Essa indústria de notícias falsas atira para todos os lados e acaba chegando nos mais novos. Se você não ensina a criança a pesquisar e olhar a fonte a gente nunca vai ter uma diminuição dessas coisas absurdas”.
Lançado no mês passado, o livro narra as aventuras de um grupo de amigos: Pudim, Isabela e Leonardo. Tudo começa quando eles precisam fazer um trabalho sobre notícias falsas para a escola. Os jovens estudantes criam o Esquadrão Curioso, para desvendar as mentiras do vilão Fake Nilson. Ao longo da história, o autor ensina as crianças a checarem fontes, fazerem buscas e detectarem sinais de uma fake news.
As escolas municipais de São Caetano do Sul – SP, em um projeto sobre Fake News têm realizado oficinas com esse livro para debater o tema com os alunos.
Fonte: Pais e Filhos Uol.