A notícia se inicia citando os benefícios de utilizar a tecnologia da Blockchain e que essa iniciativa já saiu do papel, mesmo que de forma primitiva ainda. No entanto, já ter surtido bons resultados e ela tem sido usada por órgãos dos governos federal, estadual e municipal.
Os campos de atuação da tecnologia são inúmeros, e no texto são citados alguns exemplos: em Santa Cruz da Esperança (interior de São Paulo), a Blockchain auxilia no projeto Moeda Verde – e os resultados são significativos; a Junta Comercial do Governo do Ceará (JUCEC) também faz uso da tecnologia em programas de empreendedorismo, ajudando a gerar empregos e renda na região; no contexto nacional, a Blockchain é aplicada no programa BNDES, que tem duas frentes principais (o TruBudget e o BNDES Token); a prefeitura de Belo Horizonte (Minas Gerais) implementa a tecnologia da Blockchain nos estacionamentos rotativos espalhados na cidade inteira. Esses foram alguns exemplos no Brasil que decidiram optar por este sistema, e os impactos foram imediatos.
Todos que usufruíram, fizeram questão de apontar a melhora e a ajuda oferecida pela plataforma em suas ferramentas. Dessa forma, fica evidente que o Blockchain fica cada vez mais conhecida e isso amplia ainda mais os campos de atuação.
A notícia é finalizada apontando outra área que pode ser explorada e onde a tecnologia pode ser operada – o mundo jurídico – que é uma ótima oportunidade e a Blockchain se mostra muito eficaz. Visivelmente, é uma novidade para a grande maioria dos profissionais de Direito, mas aos poucos ela vai ganhando prestígio e espaço.
O uso do sistema pode ser apropriado para registrar contratos e torná-los mutáveis; pode auxiliar também em assuntos relacionados à cibersegurança e propriedade intelectual; além de facilitar o compartilhamento dos documentos. Ou seja, aos poucos a Blockchain vai se incorporando ao cotidiano dos escritórios, pois a tendência é que a plataforma mostre segurança e eficácia. Outro exemplo interessante que a tecnologia pode atuar, são nos smart contracts – o processamento dos dados podem receber comandos pré-estabelecidos e, com isso, ele é executado de forma automática, respeitando todas as vontades e partes do contrato. Portanto, é evidente que os ganhos com o uso do sistema são grandes, não só nos âmbitos governamentais, mas como também no meio jurídico.
A Blockchain vem para revolucionar o mercado e deve crescer ainda mais nos próximos anos, ajudando da melhor forma possível quem define utilizá-la.
Fonte: Grupo Editores do Blog.