Que a tecnologia está revolucionando o mundo e suas formas de comunicação, isso é inegável. Se utilizada adequadamente, ela é capaz de proporcionar inúmeros avanços nas diversas áreas, incluindo a gestão pública, em que a tecnologia se tornou imprescindível.
Com a velocidade de propagação das informações cada vez maior por conta das redes sociais, a gestão pública tem se adaptado a essas novas maneiras de interagir com os cidadãos, afinal de contas, a comunicação entre a sociedade e a gestão pública precisa ser eficiente.
Por meio da visibilidade das redes sociais, as pessoas tem buscado cada vez mais expressar suas necessidades, realizar reclamações, denúncias e opiniões. Dessa forma, a burocracia existente até então e que dificultava a resolução de diversas questões tem diminuído graças às novas ferramentas digitais.
Atualmente, por exemplo, é possível realizar de forma on-line solicitações, acompanhar de demandas, registrar denúncias, entre muitos outros serviços de maneira rápida, prática e simples, reduzindo tempo e possíveis desgastes.
Esses benefícios não alcançam apenas os cidadãos, mas também facilitam os processos internos da própria gestão pública. Quer um exemplo? Solicitação, gerenciamento e obtenção de recursos para uma determinada demanda de uma prefeitura. Isso pode ser resolvido de maneira muito mais simples hoje em virtude da tecnologia.
Outra vantagem possibilitada pelo uso da tecnologia são os convênios com entidades sem fins lucrativos e que por meio de softwares possibilitam o gerenciamento de todas as questões que envolvem essa parceria com eficiência.
Vale destacar ainda os portais da transparência que fortalecem a transparência entre a gestão pública e a sociedade com a divulgação dos gastos dos recursos públicos. Dessa maneira, qualquer cidadão pode ter acesso aos gastos realizados pelos municípios, estados e União.
Na gestão hospitalar, a tecnologia auxilia na realização de tarefas diversas, como agendamento de exames e consultas, controle de estoque de medicamentos, prestação de contas, além de possibilitar a integração de informações entre os hospitais.
Não se pode esquecer também a importância dos recursos tecnológicos na área policial, na educação e em todas as áreas que englobam a gestão pública.
Análise de dados e cloud computing
Quando se fala em tecnologia na gestão pública, não se pode esquecer também dos seus benefícios na análise de dados. São muitas as informações e dados que constam nos sistemas públicos e as ferramentas digitais também ajudam no levantamento e cruzamento dessas informações.
O cloud computing (em português computação em nuvem) é uma dessas ferramentas que ajudam no armazenamento e processamento de dados, com capacidade para gerar relatórios em tempo real, com informações exatas.
Em suma, a tecnologia é fundamental para que a máquina pública funcione da maneira mais adequada, proporcionando qualidade de vida para os cidadãos por meio da rapidez nas informações e serviços, processos eletrônicos.
É uma maneira também dos gestores mensurarem o seu governo por meio da satisfação ou não dos cidadãos, podendo identificar quais as principais necessidades da população.
As possibilidades são diversas e espera-se que os avanços continuem e contribuam cada vez mais para diminuir os processos burocráticos e facilitar o acesso aos serviços básicos que são direito de todos.
Fonte: Editores Blog.
Referências:
- https://www.ipm.com.br/blog/gestao-publica-de-qualidade/
- http://www.digix.com.br/usos-da-tecnologia-da-informacao-para-a-gestao-publica/
- http://www.digix.com.br/gestao-publica-eficiente-como-a-tecnologia-pode-ajudar/