4 problemas da gestão pública municipal no Brasil

por Grupo Editores Blog.

 

Possuindo um destaque e ascensão no cenário político, a modernização e otimização das gestões municipais são temas para reformulações e construções de políticas públicas no Brasil. Desde 1988, quando os municípios passaram a desempenhar papéis de protagonismo nas ações governamentais e a descentralização do poder para o nível local tornou-se lei, o contato da população com setores administrativos e governamentais foi aproximado, permitindo um diálogo ativo com os principais beneficiados por uma gestão de qualidade.

 

Apesar disso, há diversos desafios a serem enfrentados, como:

 

Ineficiência na prestação de serviços públicos

 

Apesar de diversos serviços prestados pelos órgãos públicos serem garantidos na constituição, como direito à saúde, saneamento básico e educação, há inúmeras deficiências no fornecimento de “serviços públicos de interesse local”. Isso porque existem diversas burocracias envolvendo a prestação dos serviços, além de deficiência em administração pública e corpo técnico.

 

Autonomia limitada

 

Por vezes, os municípios necessitam diretamente de verbas estaduais e federais, a partir de políticas públicas, repasse de verbas… Isso diminui a autonomia da gestão, uma vez que é necessário preencher diversos requisitos para o acesso aos recursos.

 

Apesar dos avanços, a gestão pública municipal no Brasil ainda enfrenta diversos problemas. Sejam na ordem prática ou burocrática, esses empecilhos se tornam desafios a serem superados para que o trabalho público seja executado com excelência.

 

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário