Smart contracts e a gestão de serviços públicos: automação de processos pode melhorar a eficiência

por Grupo Editores Blog.

As prestações de serviços públicos nas cidades precisam de eficiência, agilidade, qualidade no atendimento e obtenção de segurança jurídica. Essa resultante de ampla qualificação dos serviços no setor público é obtida, quando aliada em modernas ferramentas tecnológicas.  Nesse contexto de modernidade, visando excelência atendimento ao cidadão das cidades, surge a necessidade da aplicabilidade dos smarts contracts.  

São smarts contracts as tecnologias na confecção de contratos digitais inteligentes, aplicados em processos administrativos das cidades. Representam expressivo avanço na excelência tecnológica na gestão pública. São evoluções nos serviços das cidades e seguem tendências, visando fundamental agilidade dos processos administrativos, através da automação. Serviços públicos que precisam obter eficiência, transparência, confiabilidade e modernidade.

Conheça o que é como funciona e vantagens dos smarts contracts

O smart contract é definido como um conjunto de promessas, especificadas em formato digital, incluindo protocolos e regras dentro dos quais as partes cumprem esses compromissos contratuais estabelecidos. Ele funciona com base em processos automatizados, que possibilitam que esse documento seja plenamente conferido e  cumprido ou executado nos termos acordados.

Vale salientar que o smart contract é escrito com um código de programação,  especificado, que pode ser executado no computador e estabelecido com regras predefinidas. Sobre a segurança jurídica, possui total validade, onde claramente são estabelecidos benefícios, obrigações e penalidades das partes envolvidas.

Vantagens dos smart contracts nos processos administrativos das cidades

A – Significativa redução de custos

Muitas vezes tarefas repetitivas e de baixo valor agregado são realizadas de forma automatizada, reduzindo o tempo e os custos envolvidos na execução dessas atividades. Com isso, os funcionários podem se concentrar em tarefas mais complexas e de maior valor agregado, aumentando a eficiência do processo administrativo das cidades.

B  – Tomada de decisões com agilidade 

Agilidade é um valor fundamental na prestação de serviços. Com a automação de processos administrativos, é possível ter acesso a informações mais precisas e em tempo real, o que permite uma tomada de decisões de forma mais ágil e assertiva. Além disso, a automação permite a geração de relatórios e indicadores que auxiliam na avaliação do desempenho dos processos, o que contribui para uma gestão mais eficiente da cidade.

C – Melhor controle do fluxo documental

O smart contract é aliado para melhorar o fluxo de trabalho é documentado e rastreado, o que garante a transparência dos processos e o controle sobre as atividades realizadas. Com essa ferramenta inteligente é possível identificar possíveis falhas ou gargalos e adotar medidas para corrigi-los, garantindo a eficiência e a efetividade na prestação de serviços.

D – Cidadão melhor atendido 

Todo cidadão almeja pela excelência de atendimento. Com o smart contract, os serviços são rápidos no atendimento. A ferramenta permite que os serviços públicos sejam prestados de forma mais ágil e eficiente, o que melhora a qualidade do atendimento ao cidadão. Além disso, com a automação, é possível reduzir os prazos de resposta aos cidadãos, o que contribui para uma maior satisfação dos usuários dos serviços públicos.

Atenção

Importante salientar que essa é uma tecnologia recente e também considerada inovadora, já que pode ser aplicada garantindo a segurança jurídica, a confidencialidade e a tão objetivada eficiência na prestação de serviços públicos nas cidades. Inclusive dispensando a necessidade de terceiros, como juízes, fiscais, cartórios etc. Outro fator fundamental é constatar que é impossível alterar, adulterar ou fraudar as cláusulas dos contratos inteligentes, o que tornam esses itens muito mais seguros.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário