Aplicação da democracia fundamentada em um contexto de maior efetividade somente é possível quando há a participação da população na vida pública.
É a partir de um sistema democrático que essa população tem o poder de definir as melhorias necessárias para o sistema de governo vigente e cobrar dos seus representantes a efetividade de suas ações.
O sistema de gestão pública
O sistema de gestão pública é a área de atuação que trata da organização do setor público e que abrange áreas como Recursos Humanos, de finanças e políticas públicas. Atua sobre um sistema organizacional que pode ser de caráter privado ou público, mas que tenha ação ativa e direta com a população em seu meio.
O profissional que atua nessa área desempenha um papel importante nos órgãos públicos através de planejamentos efetivos para a organização e um maior controle de atividades administrativas do setor.
O papel da sociedade no setor de gestão pública
A participação da população tem a capacidade de contribuir para os processos de gestão pública, O que é amparado por leis e princípios contextualizados na constituição federal.
Para que as ações populares sejam eficientes e consideradas no setor de gestão pública, é necessário o conhecimento sobre os órgãos públicos e o seu respectivo sistema de política pública.
Gestão pública e interação com a sociedade
A participação da sociedade em relação aos processos de Gestão pública contribui de forma significativa para as ações governamentais. Isso acontece por que a população tem a liberdade de apresentar propostas para minimizar os seus problemas sociais contribuindo para a melhoria das ações administrativas.
Assim, o processo de interação da sociedade com sistema de gestão público pode acontecer de forma abrangente através do uso da tecnologia ou mesmo de forma presencial quando o cidadão se faz presente e participativo dentro dos setores públicos.
A tecnologia nos setores públicos
A tecnologia é uma ferramenta que se apresenta de forma ativa em todos os meios de interação humana. A comunicação através dos recursos tecnológicos se amplia de forma significativa e promove uma maior autonomia da população nos processos de interação com os setores públicos.
Dessa forma, consegue estabelecer uma comunicação mais direta e influenciar de forma significativa no sistema de gestão pública, sendo um contribuinte ativo e engajado nas ações promovidas e aplicadas pelos seus governantes.
A população passa a utilizar dos meios tecnológicos para interação com os poderes públicos utilizando redes online de comunicação onde as ferramentas mais utilizadas são:
– Canais de envio e recebimento de e-mails;
– Sites e blogs com informações disponíveis para acesso geral da população;
– Aplicativos e redes sociais, com geração de enquetes e formulários de pesquisa de opinião, dentre muitos outros recursos.
É através de aplicativos e de canais digitais de comunicação que a população consegue enviar seus registros, dados, consultas e informações aos órgãos do setor público, para que dessa forma, o processo de gestão se desenvolva com maior responsabilidade e comprometimento com a realidade social.
Fonte: Editores do Blog.