Publicação do Banco Mundial destaca a Prefeitura de Manaus, na gestão fiscal.

por Grupo Editores Blog.

 

Manaus foi apontada como case de sucesso em relatório global do Banco Mundial. A publicação, que destaca o desempenho do setor público em 00diversos países de atuação da instituição financeira, foi lançada na primeira quinzena deste mês de maio. A capital amazonense é a única cidade brasileira citada na publicação que também conta outros casos inspiradores de gestões em países como Indonésia, Malásia, Moçambique e Ruanda.

 

Os dados apresentados referem-se à gestão 吁fisccal e financeira da Prefeitura de Manaus dos últimos cinco anos, onde são citadas ‘reformas gerenciais baseadas em metas e resultados’ adotadas pela Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef).

 

“Quando cheguei à prefeitura em 2013, Manaus ocupava a vergonhosa posição 1.200 no Índice da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, o índice Firjan. Tínhamos 20 milhões de reais em caixa e devíamos a quantia de 360 milhões. O sistema de coleta de impostos era fraco e dependíamos de repasses federais que não vinham. Tudo isso resultado de uma má gestão da secretaria de Finanças”, explicou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

 

Entre as ações, a publicação do Banco Mundial destaca a implementação do método PDCA (Planejar, Fazer, Verificar, Agir) dentro da gestão municipal. Trata-se de uma ferramenta de gerenciamento usada para garantir o cumprimento de metas e melhoria contínua de processos, muito utilizado por empresas privadas e a partir de 2013 também utilizada pela Prefeitura de Manaus. O método foi alinhado a um intenso programa de avaliação de desempenho entre os servidores municipais, que começaram a trabalhar com metas específicas em cada área.

 

Leia a matéria completa, aqui.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário