Estudantes da Universidade Columbia, Nova York, vieram ao Brasil para se inspirar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) com o objetivo de desenvolver uma tese de mestrado em Administração Pública e Relações Internacionais. O projeto, desenvolvido em conjunto com o Centro de Excelência contra a Fome, avalia a estratégia da Cooperação Sul-Sul no âmbito da alimentação escolar para eliminar a fome na África do Oeste.
Em sua passagem pelo Brasil, os estudantes Antonio Henríquez García, Pavel Pavlyuchuk e Audrey Misquith se reuniram com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, autarquia responsável pela execução do Pnae no Brasil, com equipes do Ministério da Educação e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, durante o Seminário Internacional Sustentabilidade dos Programas de Alimentação Escolar, que aconteceu no mês de Março, em Salvador (BA).
Questionados sobre os motivos que levaram o grupo a escolher o Pnae como inspiração, os estudantes disseram que o Brasil tem muito a ensinar ao mundo, destacando a estrutura operacional descentralizada como ambiente institucional inclusivo, que desenvolve estruturas legais abrangentes. Para eles, “uma governança compartilhada é uma divisão de responsabilidades e essas características refletem a importância do aprendizado com o modelo brasileiro”.
Os jovens também destacaram que “o Pnae é único no atendimento efetivo a uma população tão diversa, com necessidades distintas e que ainda variam por região.” Com 63 anos de atuação no país, o programa é conhecido internacionalmente por seu sucesso e inspira outros países em desenvolvimento que buscam o Brasil e procuram atingir o mesmo nível de sucesso em relação à segurança alimentar e nutricional.
Fonte:Assessoria Mec.