Nos dias atuais, o setor público vem enfrentando cada vez mais desafios, não somente graças às constantes mudanças políticas e econômicas, mas também em razão da grande heterogeneidade da sociedade, que vem se modificando ao longo do tempo.
Essas transformações exigiram que surgisse uma nova mentalidade nos setores públicos, baseada no apoio entre o Estado e a sociedade.
A partir dessa nova mentalidade, nasceu o primeiro desafio do setor público, no que se refere à gestão de Recursos Humanos.
Os Recursos Humanos sofrem não somente com a manutenção de seu quadro de servidores, uma vez que não é fácil encontrar pessoal capacitado e motivado, como também com a enorme pressão para adaptar-se à utilização de ferramentas já comuns no setor privado.
Porém, o emprego dessas ferramentas, ou seja, seleção de funcionários, políticas de remuneração, métodos de avaliação etc., do setor privado no público não é tão simples, uma vez que esse último está submetido a leis e políticas que o primeiro não precisa seguir.
Ainda, outro problema bastante recorrente é a implantação de um atendimento qualificado aos cidadãos, principalmente no que concerne à saúde pública. Compreender e gerir um sistema de saúde que atende a toda a população de uma cidade exige comprometimento, dedicação, além de uma verba que, muitas vezes, é muito baixa ou não chega completa ao gestor.
Ao estar comprometido com uma população que exige cada vez mais a transparência e a própria participação nas tomadas de decisões que vão afetar a vida pública, o setor ainda enfrenta a necessidade de instituir uma gestão participativa.
Porém, substituir o modelo tradicional de gestão, que possui uma hierarquia fortemente definida, não é um processo rápido ou simples.
Aliado ao desafio anterior, temos a capacidade de criar mecanismos de sistematização e execução das demandas apresentadas pela sociedade. Afinal, não basta somente conseguir a participação popular, é preciso encontrar maneiras de retirar as exigências do papel.
Por fim, o setor público ainda precisa lidar com a problemática da terceirização de algumas de suas atividades. Encontrar o momento certo, bem como a empresa com melhor orçamento e serviços de qualidade, enquanto lida com pressões e críticas pode ser uma tarefa bastante árdua.
Soluções
Quanto à gestão de Recursos Humanos, a implantação de planos de carreira que sejam compatíveis com as necessidades administrativas mostra ser o melhor caminho, assim como o estabelecimento de políticas voltadas para o treinamento de servidores e a criação de um plano salarial adequado ao orçamento público.
Além de investir na qualificação dos funcionários, utilizar a tecnologia para criar um canal de comunicação entre os gestores públicos e a população parece uma excelente alternativa, principalmente diante do advento dos meios de comunicação em massa.
A implantação de conferências, conselhos e audiências públicas também consta como um meio interessante de incentivar o apoio populacional.
Por fim, a utilização de softwares de gestão é capaz de automatizar tarefas que normalmente são executadas por um ou mais servidores públicos, facilitando, assim, vários processos dentro do setor.
Você que é prestador de serviços, funcionário público ou estudante, realize o comentário do nosso post! Afinal, você é parte fundamental do setor público.
Fonte: Grupo Editores do Blog.