O porquê precisamos de cidades inteligentes e sustentáveis no Brasil 

por Grupo Editores Blog.

 

A sustentabilidade é mais que uma palavra usada para fins de marketing pelas empresas. Ela deve ser tomada como uma ação, ou um conjunto de ações para esse fim.

 

Mas você já parou para pensar se a sustentabilidade não fosse praticada só por uma empresa, pessoa ou entidade, e sim por toda uma cidade? Quais os benefícios que essas cidades poderiam apresentar a longo prazo? Neste artigo vamos falar sobre as Cidades Sustentáveis e o motivo pelo qual deveríamos investir cada vez mais nelas. Siga lendo!

 

O conceito de Cidades Sustentáveis é justamente isso, uma série de diretrizes voltadas para melhorar a gestão de áreas urbanas, promovendo um crescimento e consumo mais ordenados através de políticas públicas e ações que impactam positivamente a sustentabilidade.

 

A partir dessas diretrizes, podemos pensar em uma sociedade com um padrão de vida que não traga diversos prejuízos aos ecossistemas que nos rodeiam, sem considerá-los como gratuitos e inesgotáveis.

 

Estruturado em 12 eixos temáticos e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), existe hoje o Programa Cidades Sustentáveis (PCS), que oferece ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano para que cada vez mais as cidades se tornem, de fato, sustentáveis.

 

Como dissemos, o programa é estruturado em 12 eixos, sendo eles:

 

  1. Ação local para a saúde;

     

     

  2. Bens naturais comuns;

     

     

  3. Consumo responsável e opções de estilo de vida;

     

     

  4. Cultura para a sustentabilidade;

     

     

  5. Do local para o global;

     

     

  6. Economia local, dinâmica, criativa e sustentável;

     

     

  7. Educação para a sustentabilidade e qualidade de vida;

     

     

  8. Equidade, justiça social e cultura da paz;

     

     

  9. Gestão local para a sustentabilidade;

     

     

  10. Governança;

     

     

  11. Melhor mobilidade, menos tráfego;

     

     

  12. Planejamento e desenho urbano.

 

A construção ou adaptação dessas cidades demanda mudanças estruturais e culturais, além do engajamento de diversos setores e atores envolvidos. Por esse motivo, os eixos do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) agregam um conjunto de 260 indicadores relacionados às diversas áreas da administração pública, apresentado um apresenta um caminho viável e possível para a implementação dos ODS nos municípios, uma vez que seus indicadores permitem territorializar os conceitos e princípios da Agenda 2030 de forma objetiva e concreta.

 

E por qual motivo precisamos de mais cidades assim no Brasil?

 

Essa pergunta se responde através dos benefícios que uma gestão mais responsável e voltada para a sustentabilidade traz não só para os ecossistemas, mas ainda para a população.

 

De início podemos citar que as cidades sustentáveis, através de ações em conjunto, ajudam a diminuir a pobreza e a desigualdade social. Um dos eixos fala da equidade e justiça social, fomentando o acesso a serviços públicos de qualidade e a oportunidades reais de ocupação profissional.

 

Como uma ação leva a outra, políticas culturais também são levadas em consideração para respeitar e valorizar a diversidade dos patrimônios natural, construído e imaterial.

 

Práticas mais sustentáveis também podem diminuir os gatos públicos. O primeiro exemplo é através do investimento em energias renováveis, que trazem vantagens econômicas e ainda preservam o ambiente. Outro exemplo é a diminuição de problemas decorrentes da mobilidade urbana, uma vez que as cidades sustentáveis promovem a mobilidade sustentável, reconhecendo a interdependência entre os transportes, a saúde, o ambiente e o direito à cidade.

 

Por fim, como o próprio nome já diz, as cidades sustentáveis se sustentam por mais tempo, com crescimento econômico elevado e perene que se refletem em mais qualidade de vida para os cidadãos que nelas habitam.

 

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros textos do nosso blog. E se você não quiser perder nenhum conteúdo, que tal responder ao nosso questionário e receber todas as nossas novidades. Fique por dentro de tudo que há de novo sobre gestão pública municipal.

 

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário