Mais de 1,1 mil municípios brasileiros podem ficar sem kit intubação

por Grupo Editores Blog.

 

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revela o risco de faltar oxigênio e medicamentos para intubação de pacientes com Covid-19 no país. Dos 2.553 municípios participantes do levantamento, 625 deles podem ficar sem oxigênio e, em 1.141 cidades, o risco é de escassez de medicamentos do chamado kit intubação.

 

O questionário foi aplicado junto aos prefeitos de 45,9% dos municípios brasileiros de todas as unidades da federação, entre 29 e 31 de março.

 

Essa é a segunda pesquisa realizada pela CNM para compreender os desafios enfrentados pelas prefeituras no combate à Covid-19.

 

Em comparação com a edição anterior, feita há duas semanas, o percentual de municípios com risco para falta de oxigênio e dos medicamentos para intubação teve queda pouco expressiva, o que indica que o problema continua sendo uma grande preocupação.

 

O levantamento também trouxe outros dois cenários: o recebimento de vacinas contra a Covid-19 e dados sobre medidas restritivas adotadas pelos municípios.

 

Sobre a distribuição de vacinas, 98% dos municípios receberam imunizantes nesta semana.

 

Quanto ao fechamento total das atividades não essenciais para conter a propagação do novo coronavírus, 37% dos municípios informaram que estão em lockdown.

 

Procurado para um posicionamento sobre o risco de faltar oxigênio e medicamentos do ‘kit intubação’ nos municípios do país, o Ministério da Saúde não retornou o nosso pedido até o fechamento desta reportagem.

 

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2021-04/mais-de-11-mil-municipios-brasileiros-podem-ficar-sem-kit-intubacao

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário