ITBI on-line melhora a vida do cidadão, diz Prefeitura

por Grupo Editores Blog.

 

O prefeito de João Monlevade, Laércio Riberio (PT), assinou, na tarde de quarta-feira (26), o Decreto Municipal nº 59, que institui o sistema de Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) on-line. O tributo incide sobre a transferência do imóvel do antigo proprietário ao novo. Ele é devido ao município e calculado conforme o local onde se encontra a propriedade.


“Nossa intenção é melhorar a vida dos contribuintes e facilitar o serviço dos cartórios e também dos servidores públicos. O ITBI on-line dispensa intermediários e confere transparência ao processo”, ressaltou Laércio, que garantiu ainda que já está em planejamento a disponibilização de outros serviços digitais no portal da Prefeitura.

 

 
O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), informou que, normalmente, o prazo para liberação do imposto era de 90 a 120 dias. “Com a medida, a nossa ideia é agilizar o trâmite. Isso beneficia o requerente, quem está comprando, quem está vendendo e agiliza também os procedimentos do cartório”, declarou.

 


A implantação do serviço digital visa agilizar o processo que era moroso por depender exclusivamente de fiscalização in loco para avaliar o custo do imóvel. Com a migração para o meio digital, o valor estipulado seguirá tabela praticada no município e o fiscal só terá que proceder a verificação no local caso haja divergência de informações.

 


O Tabelião Substituto do Primeiro Ofício de Notas de João Monlevade, Vítor André Merlo Rocha, explicou que o ITBI é um recurso imediato para o município e sua disponibilização virtual significa avanço nas transações imobiliárias. “O município só tem a ganhar com a implantação do sistema on-line. Ao fazer o pagamento do ITBI, a pessoa está imediatamente dispondo recurso para o município. Mas o mais importante é representar a agilidade no campo negocial, aquela em que o comprador e o vendedor tão logo se acertem consigam fazer com muita celeridade os instrumentos necessários para as transições dos imóveis”, salientou.

 

Guia on-line

 

A guia de arrecadação do ITBI on-line deverá ser requerida junto ao Cartório, mediante a apresentação dos documentos obrigatórios para cada necessidade. A solicitação irá gerar uma chave de acesso para acompanhamento pelo site da Prefeitura na aba ‘serviços on-line’.


Assim que a Declaração for liberada, o solicitante deverá comparecer ao Cartório para emissão e retirada da guia. O sistema de ITBI on-line da Prefeitura de João Monlevade está na fase final de implantação. O link para emissão do documento é https://mg-joaomonlevade-pm-itbi.cloud.el.com.br/index.xhtml.

 

Fonte: https://www.anoticiaregional.com.br/noticia.php?id=16282

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário