Inovações em Educação: cases de sucesso pelo mundo

por Grupo Editores Blog.

As cidades inteligentes são consideradas um conjunto de inovações com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e as conexões sociais de uma cidade. A tecnologia, base de uma cidade inteligente, possui como um dos maiores objetivos, conectar a comunidade presente de modo a aumentar o entrosamento da comunidade.

A educação é um dos indicadores mais essenciais pois gera empregos e proporciona acesso a maiores rendas. A educação nas cidades inteligentes é fator fundamental, visto que, o ensino superior propicia um maior desenvolvimento crítico. 

Para as universidades, é muito importante que se envolvam nos projetos da cidade inteligente, buscando realizar pesquisas focadas na solução de problemas da comunidade.

A tecnologia como aliada da educação

A utilização dos smartphones, seja para trabalho ou lazer, tornou- se indispensável para as pessoas que os utilizam por muitas horas no dia.

Tendo isso em vista, se tornou necessário a utilização dessa nova realidade para a educação

A tecnologia, quando bem empregada, garante maior facilidade ao conhecimento. Ou seja, é interessante que as cidades inteligentes apostem na criação de aplicativos educativos, que ensinam enquanto entretém.

Os métodos pedagógicos, devem ser modificados de forma a se adequar a esse novo cenário, onde a geração atual está envolvida com formas de desenvolver suas competências e soft skills, tanto em suas casas quanto no trabalho. 

A Inteligência Artificial surge como aliado na educação também através do processamento de big data, onde, a partir das redes sociais dos usuários, será possível coletar informações e identificar o perfil do estudante. 

A aprendizagem personalizada também surge como destaque, pois aquele método de ensino mecânico, onde o aluno deve se adequar ao sistema, dá lugar a uma ferramenta que, através do processamento big data, pode preparar um ambiente de estudo mais adequado ao processo de aprendizagem do usuário. 

Cidades inteligentes destaque no mundo em educação

No mundo temos diversos cases de sucesso se tratando de cidades inteligentes, sendo os mais notáveis: Londres (Reino Unido), Nova Iorque (Estados Unidos), Zurique (Suíça), Paris (França), Genebra (Suíça), Basiléia (Suíça), Osaka (Japão), Seul (Coréia do Sul) e Oslo (Noruega).

Porém, se tratando de educação, duas cidades conseguiram se destacar nesse indicador tão importante:

  • Amsterdã (Holanda)

A cidade conta com um programa intitulado “Amsterdã Cidade Inteligente”, e se trata de uma das iniciativas mais completas, viabilizando projetos nos campos da educação, do ambiente e da energia.

  • Tóquio

Os indicadores em destaque de Tóquio são os de Capital Humano, que medem a capacidade de criar estratégias para atrair talentos, melhorar a educação e impulsionar a pesquisa e gestão pública na cidade.

Você também pode se interessar por:

1 comentário

Educação Financeira na rede pública municipal de educação - AAFIRP 8 de fevereiro de 2023 - 18:31

[…] para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, têm voltado sua atenção para a importância da educação […]

Responder

Deixar um Comentário