No futuro, só as cidades inteligentes serão sustentáveis

por Grupo Editores Blog.

 

As cidades, de uma forma geral, vêm passando por uma significativa transformação atualmente, e parte disso se deve ao avanço da tecnologia e sua aplicação às mais diferentes situações.

 

As cidades inteligentes são um tipo de sociedade pensada não apenas para preservar o meio ambiente, mas também para garantir conforto e qualidade de vida para a população.

 

Quer saber mais sobre este tema? Então, não deixe de ler o post a seguir!

 

O que são cidades inteligentes?

 

Cidades inteligentes são cidades que se valem da tecnologia para transformar a realidade das suas populações, conferindo a elas maior otimização na execução de processos, de uma forma geral.

 

Os quatro pilares das cidades inteligentes

 

As cidades inteligentes estão baseadas em quatro pilares, a saber:

 

1. Cidade humana

 

O primeiro pilar é as pessoas. A cidade inteligente é ou deve ser pensada para pessoas. Afinal, de nada adianta construir uma cidade inteligente que não seja para uso da população.

 

Assim, as ações devem ser focadas no bem-estar e qualidade de vida da população.

 

2. Cidade eficiente

 

É uma cidade pensada para prestar serviços públicos de forma eficiente. Afinal, alcançando isso é possível economizar e investir na prestação de serviços com uma qualidade cada vez mais elevada.

 

3. Cidade sustentável

 

Também tem a sustentabilidade como principal norteador. O objetivo é equilibrar o tripé (social, ambiental e econômico), de forma a construir uma sociedade desenvolvida, tanto econômica como ambientalmente.

 

4. Governança inteligente

 

Por fim, pode-se dizer que cidades inteligentes são aquelas que contam com líderes com visão estratégica e sistêmica, a qual é capaz de conduzi-los a propor ações alinhadas com os objetivos de tal projeto.

 

Por que as cidades do futuro serão inteligentes e sustentáveis?

 

Com base no exposto, dá-se para compreender que as cidades inteligentes têm um forte compromisso com a sustentabilidade. Mas isso não significa dizer que elas pretendem abandonar a economia, pelo contrário, pensam de maneira sistêmica, alinhando crescimento econômico ao pensamento sustentável.

 

O uso de energia limpa e a realização de campanhas de conscientização em relação ao uso da água são algumas das ações das chamadas cidades inteligentes.

 

Hoje, as cidades inteligentes se apresentam como uma ótima solução para os gestores públicos que desejam inovar, propondo ações que alinhem perfeitamente o crescimento econômico e preservação do meio ambiente.

 

Aproveite este momento para responder nosso questionário! Dessa forma, podemos te conhecer melhor e oferecer conteúdos cada vez mais alinhados com seus interesses.

 

Fonte: Grupo Editores do Blog.

 

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário