Gestão de obras públicas: dicas para aumentar a eficiência nesse setor.

por Grupo Editores Blog.

 

Um dos setores mais importantes da sociedade é a gestão das obras públicas. Afinal, este tipo de ação traz imensos benefícios às pessoas, facilitando as suas vidas, melhorando a infraestrutura das cidades, entre outros aspectos. Por isso, surge uma pergunta importante: de que forma aumentar a eficiência deste segmento?

 

Nos últimos tempos, houve muita evolução tecnológica, o que certamente ajuda nos procedimentos de gestão, já que os processos se tornam mais fáceis de fiscalizar e mensurar os seus impactos e ações. Mas existem diversas formas de realizar essa melhora na eficácia da gestão de obras públicas.

 

Como melhorar a gestão de obras públicas

 

Primeiramente, é fundamental destacar a importância do planejamento. Antes de as obras começarem a ser realizadas, é necessário saber de que forma será tocada. A definição de prazos, orçamento, tamanho de equipe de trabalho, entre outros aspectos, precisam ser conhecidos e pensados.

 

Por exemplo, se a ideia é de realizar uma obra mais rápida, não adianta contratar uma equipe muito enxuta, que não dê conta. Da mesma forma, os detalhes da obra passam pela quantidade de verba disponível. Ou seja, todos os fatores se interligam e só serão montados corretamente com um bom plano de ação, que aumente a eficiência da gestão da obra.

 

Outro fator importante, tratando-se de obras públicas, diz respeito às formas de contratação de serviços. As licitações realizadas para que um projeto seja colocado em prática precisam ser feitas com transparência e visando à melhor qualidade.

 

Certamente, a gestão de uma obra será mais eficiente se a qualidade do serviço prestado for maior. E isso acontecerá com licitações justas, que escolham as melhores opções, trazendo bons profissionais para o trabalho.

 

Além disso, saber todas as normas é um facilitador também, tirando qualquer risco de que o projeto seja travado por alguma irregularidade, mesmo que o erro não tenha sido cometido de forma intencional. Ou seja, conhecer todas as leis para realização de obras públicas também é uma forma de melhorar a gestão delas.

 

Como já falamos do aspecto relacionado à tecnologia anteriormente, vale entender melhor sua participação na evolução da gestão. Nos dias atuais, realizar monitoramentos e fazer planos de forma manual, sem um sistema mais preciso de coleta de informações, é inviável.

 

Para que qualquer obra pública tenha sua gestão melhorada, é fundamental que existam softwares que ajudem a indicar padrões, corrigir erros e ajudar na busca por soluções.

 

O orçamento pode ser mais bem utilizado, a partir de programas que indiquem gastos exagerados em um segmento, por exemplo. Além disso, o risco de erros é bastante minimizado em processos automatizados.

 

Entre várias estratégias, estas são algumas das que podem ser bastante efetivas na busca pela melhora na eficiência da gestão de obras públicas. Por tratar-se de um tema que influi em toda a sociedade, todo o sistema precisa buscar um ganho de qualidade e eficácia, para que todos sejam beneficiados ao longo do tempo.

 

Fonte: Editores do Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário