Dicas para garantir uma boa qualidade no processo de gestão pública.

por Grupo Editores Blog.

 

Os processos de gestão pública são um dos principais aspectos da sociedade. É algo com o qual todos precisam lidar, em algum momento, e são integrais para garantir os principais direitos e atividades práticas de uma sociedade, como o direito de dirigir ou a possibilidade de abrir o próprio negócio. Por isso, é preciso garantir que essa relação seja sempre a mais positiva possível, de modo a ter uma população satisfeita. Confira então, essas 4 dicas para garantir uma boa qualidade no processo de gestão pública.

 

1 – Encontre formas de ser mais ágil

Certamente, um dos pontos que mais incomoda a população. Processos lentos e que demoram a se resolver, tendem a gerar muita dor de cabeça para o cidadão, além de prejuízos, de acordo com o caso. Por isso, ser mais ágil nos processos de gestão pública deveria ser uma prioridade de qualquer órgão governamental.

 

A tecnologia é uma forma de fazer isso. Controlando as atividades e automatizando parte dos processos, a gestão pública precisa usar os recursos para encontrar formas de ser cada vez mais ágil.

 

2 – Melhore a comunicação interna e externa

 

A comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer órgão público. Neste caso, existem duas frentes importantes, a comunicação externa e a interna. Promover uma melhor comunicação dentro do órgão e dos departamentos é fundamental para diminuir os erros e eliminar entraves que impedem os procedimentos de ocorrerem da maneira ideal. Por isso, o ideal é promover reuniões frequentes, mesmo que sejam extremamente rápidas, além de empregar meios de comunicação mais eficientes.

 

Na outra ponta, é preciso garantir uma melhor comunicação com o cidadão. Afinal, ele é o seu “cliente” e precisa entender bem o que você pode fazer por ele, na mesma medida em que o órgão público deve saber perfeitamente o que ele quer.

 

3 – Divulgue a sua gestão

 

Por isso, a divulgação é um ponto fundamental. Empresas privadas gastam milhões em marketing, enquanto os órgãos governamentais não tem essa preocupação em um volume semelhante. Muitas pessoas ainda não tem total noção do que os órgãos públicos podem fazer por eles.

 

Então, um órgão público precisa trabalhar a sua divulgação por dois motivos. Primeiramente, uma população ativa melhora o processo de gestão, pois fica claro o que a entidade pode fazer por ele. Portanto, é mais fácil medir o que a população mais precisa e, até mesmo, se antecipar a essa necessidade.

 

Por outro lado, a divulgação permite que a população conheça o mérito do trabalho do órgão, o que pode ser muito valioso para a próxima eleição, por exemplo.

 

4 – Use o recurso de maneira ótima

 

Por fim, uma gestão eficiente usa os recursos de maneira inteligente. Isso significa cortar gastos quando for necessário, alocar o capital para as ações que forem maior prioridade e encontrar a forma mais rápida e barata de fazer os processos.

 

É por isso que para ter uma gestão pública de qualidade é preciso que estas disciplinas conversem entre si. A tecnologia é uma excelente forma de reunir todos esses pontos de forma rápida e inteligente, portanto, é um ótimo investimento para órgãos que buscam excelência no atendimento e nos procedimentos.

 

Fonte: Editores do Blog.

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