CIDADES DO FUTURO: COMO SERÁ A VIDA NOS CENTROS URBANOS?

por Grupo Editores Blog.

 

Você já parou para pensar em como serão as cidades do futuro? Aumento populacional, avanços tecnológicos, necessidade cada vez maior de soluções em sustentabilidade, ambientes multiculturais, saúde e qualidade de vida… como todos esses assuntos serão tratados no novo mundo que está pela frente?

 

De acordo com as projeções realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050 66% da população mundial estará concentrada nos centros urbanos, além de ocorrer um acréscimo de 2,5 bilhões de novos habitantes no planeta Terra.

 

Esse crescimento populacional trará consigo a necessidade de criação de novos postos de trabalho, a criação de ambientes cada vez mais acolhedores com a questão da diversidade e cidades mais inteligentes e sustentáveis para conseguir comportar todas as necessidades humanas ao mesmo tempo em que se oferece qualidade de vida.

 

Mas, estes são grandes desafios!

 

Cidades cada vez mais tecnológicas e inteligentes!

 

Que a tecnologia deve estar cada vez mais presente na sociedade, não é uma novidade! E se atualmente já observamos grandes avanços, o futuro traz ainda mais promessas.

 

As cidades futurísticas devem contar com recursos como a Internet das Coisas, Big Data, Inteligência artificial, veículos voadores e muito mais.

 

Além disso, falando de infraestrutura, deve aumentar o investimento em construções no subsolo, ruas inteligentes, e tecnologias que promovam a sustentabilidade dos espaços urbanos, a fim de reduzir a poluição e garantir a saúde populacional.

 

Quando falamos em cidades inteligentes, estamos falando de modelos mais eficientes, que conseguem beneficiar as pessoas e o meio ambiente. Um exemplo atual é a cidade de Pequim, que está testando um dispositivo capaz de purificar o ar, filtrando todas as partículas ruins e liberando ar puro.

 

Em Chicago, temos mais um bom exemplo, por lá estão sendo instalados caixas em postes de luz, em que câmeras e sensores são capazes de captar informações sobre a qualidade do ar, a temperatura, os níveis sonoros, umidade, informações de tráfego e outros dados, que servem para monitorar a cidade e identificar maneiras de promover mais economia e melhorar as condições de vida e o enfrentamento a problemas como enchentes e alagamentos.

 

As cidades do futuro devem aliar tecnologia e sustentabilidade. Existem cientistas que defendem até mesmo a criação de cidades totalmente sustentáveis a partir do zero. Já existe um projeto em andamento que é a Masdar City, localizada nos Emirados Árabes.

 

A cidade tem 7 quilômetros quadrados, cerca de 40 mil habitantes, e pretende ser a primeira cidade sustentável lixo gero e de baixo carbono de todo o mundo.

 

E aí, como você imagina as cidades do futuro?

 

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário