CGU promove evento para comemorar o dia do Auditor Interno.

por Grupo Editores Blog.

 

A Secretaria Federal de Controle Interno (SFC), órgão vinculado à Controladoria-Geral da União (CGU), promoveu, na manhã desta terça-feira (20/11), em comemoração ao dia do Auditor Interno, evento que reuniu no Auditório do Edifício Sede do INSS, Auditores Internos, Assessores Especiais de Controle Interno e Servidores da CGU. O encontro foi aberto pelo Secretário Federal de Controle, Valdir Agapito, que ao saudar os participantes, lembrou que a data rememora o dia da fundação do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – Audibra, em 20/11/1960, atual IIA-Brasil.

 

Ao destacar o papel importante do auditor interno, Agapito enfatizou que a auditoria interna no campo governamental é um instrumento de garantia da eficácia e da eficiência da ação estatal, que ajuda a proporcionar serviços públicos de qualidade, em especial para os mais desprotegidos socialmente. “Existem muitos programas elaborados em gabinetes, e muitas das vezes a única pessoa que vai a campo se certificar se o dinheiro chegou e o que está sendo feito, é o auditor”, destacou.

 

Ainda durante a cerimônia, a coordenadora-geral de Técnicas, Procedimentos e Qualidade da Secretaria Federal de Controle, Eveline Brito, apresentou os resultados da atuação recente da CGU em relação às Auditorias internas, apontando boas práticas e inovações. Segundo ela, mais de 100 programas do governo estão sendo acompanhados e 600 auditorias anuais de contas já foram feitas. “Além do monitoramento permanente participamos de ações investigativas, de 2003 a 2012, quando já foram realizadas mais de 130 operações”, concluiu.

 

O evento contou também com a Oficina “Auditorias Internas – PAINT – Novas Propostas – Diretoria de Infraestrutura e Diretoria Social”, que explorou os seguintes temas: Atribuições das Auditorias Internas, Quantidade de Órgãos e Servidores; Novos Desafios e Mecanismos de Incentivo e Aprimoramento das Atividades de Auditoria Interna.

 

Além de ter sido um espaço de integração dos diversos atores do controle, o evento contribuiu com a reflexão sobre o papel das auditorias internas e a importância da sua articulação com as atividades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, na promoção de uma gestão eficaz e eficiente e que promova serviços públicos de qualidade.

 

Assessoria de Comunicação Social

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário