Casos de Uso Blockchain: Gestão Pública

por Grupo Editores Blog.

A tecnologia Blockchain, projetada para a Bitcoin, mostrou-se valiosa em diversos aspectos e, por isso, já está sendo empregada em múltiplos cenários. Dentre estes, vale destacar o âmbito da Governança, tendo em vista que ela pode provocar profundas transformações no setor da Gestão Pública.

Isso por que, considerando a transparência, a significativa descentralização e a integridade dos dados promovidas pela tecnologia Blockchain, em conjunto com a redução de custos que ela potencialmente proporciona, os Governos podem beneficiar seus cidadãos ao implementar a tecnologia em diversos setores. Por exemplo, as eleições, a arrecadação de impostos, o registro de documentos oficiais, e outros protocolos governamentais, valendo-se da tecnologia Blockchain podem garantir mais confiabilidade e eficiência para o povo.

Esta segurança é proporcionada em grande parte pela descentralização dos sistemas de Blockchain. Mantidas por vários computadores (denominados como nós ou nodes), as redes Blockchain exigem a validação de cada um destes para confirmar a segurança do sistema, resultando em um ambiente imutável. Com a necessidade de acordo entre os diferentes nós para a certificação de dados, a tecnologia Blockchain potencialmente elimina fraudes e adulterações.

Assim, pode ser empregada em formatos personalizados, com agências governamentais, instituições educacionais e até mesmo os cidadãos atuando como nós para validar as informações.

Empecilhos no emprego da tecnologia Blockchain na Gestão Pública

Não se pode ignorar que existem, sim, alguns obstáculos à implementação da tecnologia Blockchain no âmbito da Gestão Pública, apesar de suas muitas vantagens. Inclusive, algumas das características mais atraentes para o uso da Blockchain em determinados contextos configuram-se como barreiras à sua aplicação na Gestão Pública.

Por exemplo, a imutabilidade. Enquanto ela garante integridade dos dados, essencial para transações financeiras, por exemplo, também significa que informações provenientes da etapa inicial da coleta de dados devem estar absolutamente corretas. Caso contrário, para alterá-las seria necessário obter autorização, consenso, de todos os nós, minando sua eficiência.

Sua transparência também pode ser prejudicial em casos onde se necessita de privacidade. Nestes casos, seria necessário implantar soluções específicas para cada necessidade, como para a destruição de informações por meio de burn functions.

Por fim, cabe notar que a própria corrupção do Governo é um empecilho à implantação da tecnologia Blockchain, tendo em vista que ela dificulta e em muitos casos impossibilita as fraudes. No entanto, já existem casos de sucesso no uso da tecnologia em Gestão Pública, como as eleições da Estônia e no estado de West Virgínia (EUA), provando que ela pode ser mais do que uma ferramenta hipotética na Governança.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário