Ser o gestor de um município, não importa se seja um de dez mil ou quinhentos mil habitantes, nunca será uma tarefa fácil. É difícil lidar com os diferentes objetivos de uma população, bem como gerir o local da melhor maneira possível. Porém, existem algumas soluções para solucionar problemas que assolam a população como o desemprego.
Uma das formas simples de realizar isso, e por vezes negligenciadas por diversos administradores, é agregando empreendedores locais na gestão pública. Pode parecer estranho a princípio, mas se pararmos para pensar, as pessoas que moram naquele local já o conhecem muito mais, e tem uma maior influência sobre os outros. Além disso, existem alguns outros benefícios dessa prática:
Fomentar a economia do município
Contratar empreendedores locais ajuda a fazer com que o capital do município continue girando. À medida que você gera novos empregos dentro da própria cidade, a tendência é que essas pessoas realizem outros negócios.
Dessa forma, há também a diminuição do trabalho informal – como os famosos camelôs -, uma melhor distribuição de renda, evitando grandes desigualdades sociais, e o município se torna capaz de promover transformações sociais.
Incentivo a inovação
Ao incentivar a própria comunidade do município a participar da gestão pública, seja trabalhando diretamente em cargos, ou realizando rodas de debates onde se pede há opinião de todos, a população como um todo acaba ganhando. E um dos principais pontos positivos é o incentivo ao empreendedorismo (de micro a pequenas empresas) para que essas possam crescer dentro do próprio município.
Assim, os empreendedores possuem renda para fazer seus negócios, e a comunidade também ganha com as inovações.
Conhecimento maior das necessidades da população
Ser um gestor sozinho sempre vai ser mais difícil. Por diversas vezes, você não conhece todos e demora tempo para entender quais são as principais necessidades que você precisa resolver.
Quem mora no município pode ser capaz de ajudar a desenvolver políticas públicas mais eficientes, e os empreendedores também podem ajudar a facilitar o caminho para a inovação e desenvolvimento do município.
Então, se você está encontrando dificuldades para gerir o seu local, não procure apenas soluções de fora. Por mais técnicas que sejam as pessoas que se pensa em contratar, elas podem não estar a par da realidade do local.
Agregue e desenvolva os empreendedores locais na gestão pública, eles podem contribuir muito mais para que o município e a economia cresçam, e o local seja reconhecido como um centro de inovações.
Fonte: Grupo Editores do Blog.