A tecnologia como aliada do setor público em tempos de pandemia.

por Grupo Editores Blog.

 

O setor público é, atualmente, um dos mais importantes para o funcionamento do país, principalmente por seu caráter assistencial que promove benefícios diretos à população. Diante dos recentes acontecimentos relacionados ao novo coronavírus, as formas de trabalho e atendimento ao público passaram por mudanças significativas e a tecnologia se tornou uma grande aliada nesse momento.

 

A tecnologia sempre foi uma importante aliada de processos trabalhistas e modelos home office de trabalho, nos quais a pessoa não precisa se deslocar de casa para realizar as suas funções. Saiba como os processos tecnológicos se tornaram e, agora mais do que nunca, tão essenciais para o setor público.

 

A tecnologia como uma importante aliada do setor público

 

Não é de hoje que a prática do home office (trabalho em casa) se tornou comum no Brasil; são muitas as pessoas que optam por essa forma de trabalho e conseguem ainda conciliar com outras atividades. Apesar de ser bem comum, alguns setores não possuem fácil adesão a esse sistema, sobretudo quando se trata do setor público e do atendimento direto ao público. Além da questão de atendimento as pessoas, existe também a dificuldade de acesso aos softwares e sistemas específicos desses trabalhos, que geralmente só podem ser acessados de determinados dispositivos e redes.

 

Apesar desses problemas específicos, a crise do novo coronavírus impôs desafios antes distantes aos mais diversos setores. Diante de um cenário tão grave e de recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar aglomerações e saídas de casa, a tecnologia se tornou uma das mais importantes aliadas do setor público, principalmente pelos seguintes fatores:

 

• Possibilidade de trabalhar em casa: Em meio a tantas recomendações para não sair de casa, é essencial contar com ferramentas que auxiliem o trabalho dentro desse espaço. Atualmente, são muitos os processos que podem ser resolvidos de maneira digital e sem a obrigatoriedade da presença física dos servidores no local de trabalho. É muito importante que esse setor esteja atento a essas tecnologias e possam buscar sempre por maneiras de expandir essas possibilidades.

 

• Softwares e programas que podem ser acessados em casa: Muitos dos sistemas específicos do setor público possuem acesso restrito e regras rígidas de uso, mas é possível acessar alguns deles diretamente de casa e resolver qualquer pendência ou atendimento sem a necessidade de se deslocar. Apesar de terem domínio restrito, é possível utilizar de medidas tecnológicas de segurança, como a assinatura digital, para comprovar a identidade e realizar o trabalho.

 

• Atendimento ao público através de canais digitais: Os canais digitais de atendimento ao público não são uma novidade recente, mas nesse período se tornaram indispensáveis para as pessoas que não podem se deslocar por medidas de segurança. Instituições públicas das mais diferentes categorias já contam com aplicativos de celular e sites que são gratuitos e de fácil acesso a qualquer pessoa, facilitando processos que antes eram mais demorados e burocráticos.

 

• Qualidade de vida aos servidores e ao público: O atual período da humanidade proporciona medo a muitas pessoas e não é fácil de ser enfrentado. Em tempos de pandemia, o poder da tecnologia de facilitar processos e promover a segurança de servidores e do público que depende desses serviços é indispensável, pois a saúde deve ser a prioridade em um momento tão delicado.

 

Fonte: Grupo Editores Blog.

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