A importância do uso da tecnologia para a rotina do setor público.

por Grupo Editores Blog.

 

Muito se fala da precariedade dos serviços públicos e do desperdício de dinheiro nesse setor. No entanto, esse problema poderia ser amenizado, caso houvesse maior incentivo ao uso da tecnologia na gestão pública.

 

Na iniciativa privada, por exemplo, há um forte investimento para desenvolver soluções que possam otimizar os recursos financeiros e melhorar os processos de trabalho. Nesse sentido, os órgãos públicos e os governantes precisam se espelhar no setor privado e utilizar a tecnologia a seu favor.

 

Veja abaixo, a importância do uso da tecnologia no setor público e como isso pode colaborar para melhorar a eficiência dos serviços públicos.

 

Agilidade no atendimento aos munícipes

 

Uma das principais reclamações quando o assunto é “serviço público” é o acesso e a demora no atendimento à população. A quantidade de servidores muitas vezes é insuficiente para atender as demandas da sociedade.

 

Sendo assim, a tecnologia pode trazer mais eficiência e agilidade para quem mais precisa dos serviços públicos. Hoje em dia, podemos perceber algumas mudanças sutis como:

  • Agendamentos pela internet;
  • Protocolo de documentos online;
  • Atendimento virtual;
  • Etc.

Esses pequenos avanços possibilitaram a eliminação de filas, maior controle dos serviços realizados, otimização do trabalho do servidor, entre outros benefícios que melhoram a rotina nos órgãos públicos.

 

Servidores mais capacitados

A tecnologia pode e deve ser empregada no setor público como forma de capacitar os servidores. Até pouco tempo, o acesso à educação era caro e inviável a grande parcela da população, inclusive servidores públicos.

 

Hoje, podemos perceber que o avanço da Educação a Distância possibilitou maior inserção de servidores nas universidades. Além disso, os servidores utilizam a educação como forma de progressão na sua carreira no setor público.

 

Os órgãos públicos também podem contratar palestras e cursos para qualificação dos servidores totalmente a distância. Ou seja, esse novo modelo de aprendizagem proporciona economia aos cofres públicos e faz com que os órgãos públicos contem com servidores mais capacitados para atender as demandas da população.

 

Melhor uso dos recursos públicos

Outro item que faz a tecnologia ser de extrema importância no setor público é a capacidade de melhorar os processos na administração pública e o uso dos recursos públicos. Aqui, podemos citar novamente o suporte online para exemplificar essa questão.

 

Ao invés de contratar diversos servidores para fazer o atendimento ao público, a administração pública elimina ou reduz esse tipo de serviço e pode utilizar os servidores para atender outras demandas mais importantes.

 

Ou seja, ela descentraliza essa obrigação e consegue fazer uma melhor distribuição de tarefas para servidores, atender as solicitações da população com mais rapidez e faz com que o serviço público seja mais eficiente.

 

Tudo isso acarreta menos custos para a administração pública. Sendo assim, a tecnologia pode direcionar esses recursos em áreas mais importantes como infraestrutura, saúde, educação, segurança etc.

 

Transparência das ações públicas

A transparência das ações dos órgãos públicos sempre foi um problema. Diversos casos de corrupção passaram despercebidos ou nunca foram descobertos por conta do acesso restrito a essas informações.

 

Ainda que os órgãos públicos fossem obrigados a fazer a publicação em diário oficial em jornais, essa obrigação nunca foi empecilho para prática de atos ilícitos no setor público.

 

No entanto, a tecnologia trouxe consigo uma maior vigilância da população com as ações públicas. Ou seja, o uso da tecnologia facilitou o acesso a essas informações e conseguiu proporcionar uma participação mais efetiva da sociedade.

 

Num futuro próximo, será possível utilizar ferramentas de Inteligência Artificial para fiscalizar como está sendo o uso dos recursos públicos. Com isso, os próprios gestores públicos precisam ter muito mais consciência com o dinheiro público, com risco de sofrerem punições administrativas e pressão popular.

 

Conclusão

Esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode ser uma ferramenta extremamente importante na administração pública. Nesse sentido, é importante que gestores públicos e servidores comecem a pensar de que maneira o uso da tecnologia poderia facilitar o seu dia-a-dia e sugerir essas mudanças.

 

Fonte: Editores do Blog.

 

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário