O período de pandemia vivido em decorrência do Covid-19 certamente acelerou a transformação digital no país.
O que era tendência virou realidade. Empresas e instituições precisaram se reinventar para acompanhar a mudança no comportamento das pessoas.
Mesmo os mais resistentes foram obrigados a se familiarizarem com as ferramentas da revolução digital.
No setor público, foi necessário o investimento em serviços digitais e a automação de diversas áreas. Canais on-line deixaram de ser apenas uma opção distante e se tornaram a única alternativa.
Segundo um balanço realizado pelo secretário de Governo Digital, Luiz Felipe Monteiro, somente no período de 15 de março a 4 de junho de 2020, o governo digitalizou cerca de 150 serviços.
A previsão do secretário é que até 2022, mais de 3 mil serviços federais estejam disponíveis on-line ao cidadão. Esse número representa a chegada da revolução digital no setor público.
Qual o impacto disso para a população? A seguir, vamos abordar a importância dessa transformação e suas vantagens para o setor público.
A revolução digital e o setor público
Considerada por alguns a 4° Revolução Industrial, a revolução digital é o crescimento exponencial da digitalização e do uso de tecnologias em todos os setores.
A utilização de inteligência artificial, o surgimento de novas tecnologias, produtos e modelos de negócios e a automatização de serviços por meio de canais digitais representam algumas características dessa transformação.
No setor público, as ferramentas possibilitam melhorias e agilidades nos serviços, efetividades nos sistemas, uma administração mais transparente com maior volume de informações disponíveis e facilidade no acesso, além de benefícios financeiros.
A importância de uma gestão automatizada.
Um levantamento realizado pela Estratégia Brasileira de Transformação Digital em 2018, apresentou que estratégias digitais com soluções inovadoras podem aumentar o PIB (Produto Interno Bruto) anual em 5,7% e economizar até 97% os custos de atendimento e serviços.
Essas estratégias também interferem diretamente nos modelos de administração do setor público. Com base nelas, é possível diminuir erros e melhorar a eficiência de todo seu sistema operacional.
Sotfwares permitem coletar, armazenar e fazer melhor uso dos dados, que otimizam resultados e geram soluções mais eficientes, e canais de comunicação facilitam o relacionamento com o cidadão, dando-o mais voz.
Além disso, uma população altamente conectada exige que o setor público se adeque ao seu novo estilo de vida. Em um futuro próximo, o cidadão não terá tempo – ou paciência – para processos burocráticos analógicos.
Vantagens para a população
As ferramentas digitais no setor público trazem benefícios, como fazer o acesso à serviços se tornar mais ágil e menos burocrático.
Os canais digitais podem estreitar laços entre cidadãos e governos, viabilizando a transparência do trabalho e a possibilidade de maior participação e cobrança por parte do cidadão aos seus governantes.
Além disso, processos automatizados trazem mais organização em menos tempo, melhorando a qualidade do serviço oferecido.
Portanto, a modernização por meio da revolução digital é um avanço importante no aumento da eficiência e transparência da gestão pública.
Queremos saber sua opinião. Como você acha que a revolução digital pode impactar o setor público? Comente o post.
Fonte: Grupo Editores Blog.