TDAH, o que é e quais são os seus síntomas?

por Grupo Editores Blog.

 

Tem havido muita comoção em torno deste diagnóstico, pois há aqueles que acreditam que não existe tal condição, mas os profissionais defendem a sua posição, estes são os sinais de que o seu filho pode sofrer de déficit de atenção ou TDAH. Lembre-se que a concentração é uma ferramenta fundamental na vida diária, desde o trabalho até incluso apostar na 20Bet Portugal. A inquietação e as travessuras são típicas da infância, o problema se desenvolve quando esta se encontra em níveis extremos e já interfere no seu desenvolvimento, conheça os sinais de que seu filho pode ter déficit de atenção ou TDAH.

 

Argumentar que seu filho tem esse problema é tarefa de um profissional, mas como você deve estar sempre ciente, considere os sinais de que o seu filho pode sofrer de déficit de atenção ou TDAH, o que lhe dará as diretrizes para consultar um especialista.

 

O que é ADHD?

 

O TDAH é um transtorno crônico caracterizado pela dificuldade de prestar atenção, hiperatividade e impulsividade. É também conhecido como transtorno de déficit de atenção e geralmente ocorre na infância, mas pode durar até a idade adulta.

 

O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) pode causar às crianças baixa auto-estima, problemas nas relações sociais e dificuldades nas atividades escolares.

 

Quem pode diagnosticar o TDAH?

 

Segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), um diagnóstico pode ser feito por um psicólogo, psiquiatra ou pediatra.

 

Entretanto, há padrões que os pais podem detectar no comportamento dos seus filhos que os fazem suspeitar que seus filhos podem ter distúrbios de déficit de atenção, e estes são os pontos a seguir:

 

– Não presta atenção na escola ou presta atenção a detalhes.

– Não presta atenção a nenhuma atividade

– Não presta atenção quando se fala diretamente, parece não ouvir

– Não segue com as coisas ou não segue regras ou instruções.

– Deixa as coisas ou atividades meio feitas, se distrai com tudo

– O trabalho escolar é difícil, não gosta de fazer atividades mentalmente exigentes e não está organizado.

– Perde coisas com muita freqüência ou esquece o que fez com elas.

– Esquece-se ou choca ou choca com as mãos e os pés

– Não fica quieto em momentos em que ele deve

– Quebra de ordem em atividades que merecem ser feitas em silencio

– Perturba qualquer atividade, mesmo as de outros

 

Que outros sintomas de déficit de atenção têm as crianças?

 

– Dificuldade em sua memória de trabalho: O esquecimento é frequente.

– Falta de flexibilidade cognitiva: Isto significa que eles podem ser bastante teimosos em relação aos comportamentos, mesmo que tenham demonstrado ser ineficazes ou ter consequências negativas. Além disso, isto influencia sua capacidade de adaptação.

– Falta de auto-regulação em seu comportamento: Como não pensam antes de agir, podem ter problemas de comportamento: desobedecer e não fazer as tarefas que lhes são mandadas, etc. De fato, a TDAH está intimamente relacionada com a desordem desafiadora oposicionista (uma desordem caracterizada pela oposição à autoridade e pela obediência às regras) ou desordem anti-social (estamos falando de comportamentos como roubar, lutar, destruir bens e ferir pessoas ou animais).

– Dificuldades em sua socialização: Algumas crianças têm dificuldade de se integrar com seus pares, justamente por causa dessa falta de controle sobre o seu comportamento. Eles estão frequentemente provocando os seus pares ou pregando partidas neles e não entendem quando os seus pares lhes dizem para parar. Às vezes, esses problemas levam a que sejam rotulados como crianças agressivas, valentões, etc. Entretanto, no estudo encontramos outros casos, nos quais há colegas que, conhecendo as suas dificuldades sociais e o desejo de ter amigos, aproveitam esta fraqueza e os manipulam para que empurrem, preguem mais partidas… e para que sejam eles os castigados.

 

Como mencionamos anteriormente, o diagnóstico para determinar que seu filho sofre de TDAH só pode ser determinado por um profissional, pois pode ser confundido com ações infantis, portanto, se você estiver em dúvida, procure a opinião de um especialista.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário