Startups e governo: Conheça as inovações que podem ser utilizadas no governo.

por Grupo Editores Blog.

 

O setor privado já se rendeu as inovações tecnológicas e vem obtendo resultados significativos. A tendência é que os governos e gestores públicos também busquem soluções tecnológicas oferecidas por startups para melhorar a qualidade dos serviços públicos.

 

As startups conseguem trazer soluções efetivas para problemas de gestão nos órgãos públicos. E sabemos que uma gestão eficiente é a solução para evitar o desperdício de dinheiro público.

 

Veja 5 exemplos de startups e como elas podem ser utilizadas pelos governos para melhor a gestão pública:

 

Gestão de Documentos

 

A utilização de papel ainda é um grande problema na maioria dos órgãos públicos do país. Além de ter um gasto na aquisição do produto, também podemos colocar nessa conta gastos com pessoal e arquivamento desses documentos.

 

Desse modo, startups que trabalham com automatização das informações podem ser a solução para órgãos públicos. Veja como uma startup de automatização de informações pode colaborar com os órgãos públicos:

 

  • Armazenamento de documentos em nuvem;
  • Geração de documentos digitais;
  • Assinaturas digitais;
  • Eliminação de espaços físicos para armazenamento de documentos públicos;
  • Transparência nas ações públicas.

 

Desse modo, a tendência é que essa solução tecnológica seja incorporada nos diversos órgãos públicos brasileiros.

 

Inovação no Transporte

 

O transporte nos órgãos públicos ainda é uma questão que gera controvérsia. O gasto excessivo com combustível e a falta de controle por parte dos órgãos públicos fazem com que o transporte seja uma despesa significativa nos governos.

 

Ainda que tímida, algumas soluções começam a ser pensadas para resolver esse problema. Na prefeitura de Ponta Grossa, interior do Paraná, uma iniciativa da prefeitura pode resolver dois problemas de uma vez só.

 

A prefeitura quer implantar um projeto para que os taxistas possam fazer o transporte de pessoal do órgão. Assim, evita-se o gasto com combustível e manutenção dos veículos da prefeitura e ainda oferece um meio de transporte padronizado.

 

E a outra solução é oferecer uma demanda de trabalho para os taxistas que vem sofrendo com a expansão dos aplicativos de transporte. O projeto ainda está em fase de regulamentação.

 

Aprendizagem e Qualificação de Servidores

 

A qualificação do servidor público é uma necessidade constante. Desse modo, trazer as soluções tecnológicas para atender essa demanda pode significar economia para os cofres públicos.

 

Uma startup que ofereça cursos de treinamento e qualificação para servidores pela internet, por exemplo, pode atender uma demanda grande dos governos e diminuir custos com qualificação dos servidores.

 

Inteligência Artificial

 

Muitas vezes, a tomada de decisão nos órgãos públicos é dificultada pela falta de informação. Desse modo, utilizar o Big Data ou Inteligência Artificial, pode ser a solução para gerar informação para melhorar a gestão pública.

 

Algumas startups já utilizam essa tecnologia para integrar os sistemas e auxiliar na tomada de decisões. Essa tecnologia pode ser usada, por exemplo, no combate à sonegação de impostos, distribuição dos recursos arrecadados, gerenciamento financeiro etc.

 

Inovação na Saúde

 

A área da saúde também pode ser beneficiada com o avanço tecnológico e com as soluções criativas de startups.

 

Um exemplo, são os softwares de gerenciando em saúde. Além de otimizar a gestão da saúde pública, esses programas podem identificar ou alertar a incidência ou agravamento de doenças.

 

Dessa forma, essas informações podem facilitar os gestores públicos a buscar soluções caso seja detectado problemas. Ou seja, é muito mais agilidade para a solução de problemas relacionados a saúde pública.

 

Fonte: Editores Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário