Qual o papel da gestão pública no processo de combate do coronavírus?

por Grupo Editores Blog.

 

Transparência, eficácia e boa gestão de recursos é o que se espera do setor público em momentos de crise. O novo coronavírus colocou o mundo em estado de alerta e uniu a população em prol do combater à disseminação da doença.

 

A pandemia abalou as estruturas do mundo

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou “Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional do Novo Coronavírus – Covid-19”. A população fez sua parte em todos os lugares. No Brasil, o estado de quarentena começou desde o início de março.

 

Os cidadãos se isolaram em suas casas, a fim de conter a disseminação do vírus e evitar o colapso do sistema de saúde, que não teria estrutura para atender todos os necessitados. Comércios, empresas e serviços que são fonte de renda da população sofreram paralisações.

 

Isso gerou percas para diversos setores na área comercial e o medo de uma possível crise econômica, além das preocupações que o próprio estado emergencial gera com respeito à saúde e segurança.

 

O papel do setor público nessa luta

 

É fundamental que nesse momento, o setor público tome medidas inteligentes para abranger as diversas áreas afetadas pela pandemia do Covid-19 e oferecer soluções que tragam calma para a população.

 

Na área da saúde, é de responsabilidade das autoridades públicas trabalhar para a segurança social e dos profissionais da saúde, viabilizando estrutura para atendimentos e medidas emergenciais de contenção da contaminação.

 

Quanto mais rápido for o trabalho para que o vírus não se espalhe e seja tratado com os recursos necessários, menores serão os impactos da contaminação, diminuindo a taxa de mortalidade.

 

No que diz respeito às consequências em outros setores, é igualmente importante tomar medidas para que a população seja assistida em suas necessidades emergenciais. O impedimento de movimentação no setor comercial criou o medo do desemprego e de uma possível falta de recursos financeiros.

 

O setor público pode trabalhar a favor do cidadão, pensando em soluções para criar uma espécie de ajuda financeira, de modo que venha existir provisão básica para as famílias.

 

Apesar das estimativas, não é possível saber por quanto tempo esse estado vai perdurar. Com a Europa sendo o epicentro da pandemia, os Estados Unidos e outros lugares do mundo em estado emergencial e o eminente crescimento dos casos na América Latina, a crise econômica mundial é praticamente inevitável.

 

A importância da transparência nas informações

 

Diante de toda a seriedade da situação, espera-se que o setor público tenha muita transparência quanto aos dados divulgados. É imprescindível que o cidadão se mantenha informado sobre os fatos.

 

Os órgãos públicos devem investir em materiais que ensinem sobre os sintomas da doença, como prevenir e o que fazer em caso de contágio, além de divulgar números precisos para ser possível acompanhar o progresso das medidas.

 

Uma boa comunicação pode evitar que o pânico seja instaurado e garantir que o cidadão estará munido de informações para lidar com a situação, mostrando a preocupação com sua saúde e segurança.

 

Fonte: Grupo Editores Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário