Qual a aplicação do Blockchain nos serviços públicos?

por Grupo Editores Blog.

A tecnologia blockchain vem impactando o mundo do Direito e a vida das pessoas. A segurança que esta tecnologia possibilita é o seu ponto forte. A ausência de um agente central que controlará o sistema é o que o permite o incremento no grau de confiabilidade do blockchain, bem como a imutabilidade dos dados inseridos na rede.

Uma aplicação que vem ganhando destaque é a de digitalização da propriedade, em razão da possibilidade da rápida verificação das informações e rastreabilidade das transações, preservada a identidade das partes. Por tais características, vários governos iniciaram projetos de pesquisa e estudos quanto ao registro de propriedade em blockchain, como Suécia, Geórgia e Estados Unidos (Illinois).

No Brasil, alguns projetos e iniciativas vêm sendo desenvolvidas para a aplicação da tecnologia blockchain na execução dos serviços públicos. Em 2018, foi noticiado que o Município de Teresina, capital do Piauí, de maneira pioneira, anunciou que utilizaria o blockchain para a gestão do transporte público. O objetivo é melhorar os serviços e aproximar a sociedade de processos de tomada de decisão na gestão pública, proporcionando uma comunicação confiável e direta.

Além disso, há notícias de outros projetos sendo desenvolvidos no Brasil pelo Estado, principalmente direcionado para a verificação de documentos e identidades. Cabe agora o fomento ao debate sobre a utilização de tais tecnologias com o intuito de se melhorar a eficiência dos serviços públicos.

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário