Quais as diferenças entre as cidades sustentáveis e cidades inteligentes

por Grupo Editores Blog.

 

Com o avanço da tecnologia e as recorrentes discussões sobre a importância de um estilo de vida mais consciente, há uma preocupação evidente em conciliar desenvolvimento e meio ambiente. Em contrapartida, foram criados dois conceitos: o de cidade inteligente e o de cidade sustentável, ambos apresentando diferenças e similaridades entre si.

 

Para que você possa conhecê-las, preparamos este artigo sobre quais são as diferenças entre cidades sustentáveis e cidades inteligentes.

 

Boa leitura!

 

Cidades inteligentes e cidades sustentáveis: entendendo seus conceitos

 

As cidades sempre foram o coração da humanidade. Assim sendo, torna-se evidente que estas concentrações precisam oferecer uma boa qualidade de vida a todos os seus moradores.

 

A tendência é que com o passar dos anos a maioria da população viva na zona urbana, abandonando as regiões rurais. Refletindo sobre este fato, chegamos à conclusão de que há uma necessidade de melhorar diversos serviços oferecidos nestes locais, como por exemplo: saúde, transporte e educação. Assim, estas cidades terão infraestrutura para receber e comportar todos seus cidadãos, sem que haja desigualdade social.

 

É neste aspecto que cidades inteligentes e sustentáveis acham um local de comum acordo, pois ambos os modelos, através de seus respectivos meios, buscam construir um local socialmente igualitário, até porque tal objetivo coincide com as metas da Organização das Nações Unidas (ONU) previstas para 2030.

 

Algumas delas que podem ser citadas são:

 

 

 

    • Igualdade de gênero;

 

 

    • Erradicação da pobreza;

 

 

    • Trabalho decente e crescimento econômico;

 

 

    • Redução das desigualdades;

 

Paz, justiça e instituições eficazes.

 

 

Quando compreendemos a semelhança entre cidades inteligentes e cidades sustentáveis, podemos começar a discorrer sobre as diferenças existentes entre elas.

 

O viés das cidades inteligentes está no uso de tecnologia para seu desenvolvimento. Buscando alcançar tal objetivo, o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) se destaca como uma ferramenta para otimizar processos e coletar dados, tornando os serviços e outros procedimentos muito mais eficazes.

 

Uma característica importante deste tipo de configuração de cidade é que, ao contrário do que possa parecer, o cidadão e suas respectivas opiniões são levados em consideração, tornando possível que o modelo de governo seja mais igualitário e ouça todas as demandas, além de utilizar capital humano para seu desenvolvimento.

 

Tendo como prioridades a economia e aspectos sociais, um dos pontos que causa certo receio em relação às cidades inteligentes é que a sustentabilidade é levada em consideração de maneira superficial. Como sabemos, o avanço da tecnologia demanda muitos recursos naturais, e havendo aumento no consumo, caso não haja controle sobre esta situação, o meio ambiente pode vir a sofrer grandes interferências.

 

Apesar dessa visão de desenvolvimento das cidades inteligentes, a perspectiva é de que elas busquem um equilíbrio entre tecnologia e meio ambiente, visto que os danos à natureza e suas respectivas consequências vem se agravando com o passar dos anos.

 

Já as cidades sustentáveis se baseiam no cuidado do meio ambiente para um desenvolvimento consciente. A partir deste entendimento elas buscam tornar a região em questão um local capaz de suprir suas necessidades, ao mesmo tempo em que reduz o consumo.

 

Portanto, as cidades sustentáveis ainda cumprem mais um ponto estabelecido pela ONU, que é a ação contra a mudança global do clima, visto que a premissa desse modelo segue princípios mais ecológicos.

 

Há também a preocupação com energia limpa e sustentável, mas neste aspecto, pode-se dizer que este também é um objetivo das cidades inteligentes, pois esta iniciativa está se espalhando ao redor do globo graças ao desenvolvimento de novos métodos e busca por alternativas às fontes não-renováveis.

 

Com o panorama observado é possível compreender as premissas que separam as cidades inteligentes e cidades sustentáveis. Porém, a expectativa é que surja uma cidade híbrida que agregue tecnologia e meio ambiente.

 

A gestão pública é essencial para que uma região possa se desenvolver de maneira eficaz. Por isso, buscamos trazer um conteúdo de qualidade dentro deste tema para manter você frequentemente informado. Para nos ajudar, convidamos o leitor a responder uma enquete!

 

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário